Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tecnologia e Práticas pedagógicas

Novas mídias fortalecem práticas pedagógicas
Larissa Werneck

Utilizar a internet como ferramenta de apoio à prática pedagógica. Esse era o objetivo da professora de Educação Física Diana Sobreiro, da Escola Municipal Arnaldo Varella, na Pavuna. Apaixonada por novas tecnologias, ela fez o curso de formação de professores em mídia e educação Por Dentro dos Meios, uma parceria da MultiRio e da Oscip Planeta.com. Ao saber do curso, a professora ficou na dúvida se poderia participar, já que ele seria realizado à distância, via internet. “Eu nunca tinha feito um curso como esse, até tinha um pouco de preconceito. Mas fui me acostumando e organizando meus horários”, explica. Com as aulas, Diana descobriu novas formas de diversificar o aprendizado dos alunos, que hoje são colocadas em prática durante o ano letivo. “Uma das maiores dificuldades da professora de educação física é tirar os alunos da quadra, o que ocorre, apenas, em dias de chuva. Com o curso eu desenvolvi atividades que mantiveram a atenção dos alunos”, explica.
Um dos trabalhos criados pela professora foi o Rumo ao Hexa, no qual os alunos deveriam responder a um questionário virtual sobre a história das Copas do mundo. “Eu queria mostrar aos alunos que internet não é só Orkut e Msn. Queria mostrar que podemos fazer tudo na internet, inclusive pesquisar e estudar”, lembra Diana.
Apesar da maioria dos alunos não ter internet nem computadores em casa, o índice de participação foi bastante satisfatório, já que muitos procuraram lan houses para fazer o trabalho. “A atividade não era obrigatória. Mas quem fizesse iria melhorar a média final. O resultado foi impressionante. De 110 alunos, 80 responderam à perguntas”, afirma Diana. Para Victória Calazans, de 12 anos, o trabalho foi bem interessante. “Eu sempre fazia meus trabalhos em cartolina. Agora posso fazer de outro jeito. Eu adorei pesquisar na internet”, conta a aluna.
Sempre criativa, Diana Sobreiro já pensa em novas atividades. “O próximo questionário será sobre índice de massa corporal. Eu vou ensinar o tema em sala de aula e vou pedir que eles respondam ao questionário pela internet. Eu estou super empolgada”. Para desenvolver estes trabalhos, Diana utiliza o Google Docs, pacote de ferramentas do Google totalmente on-line que disponibiliza gratuitamente, entre outras funções, a elaboração de formulários.
Disseminando o conhecimento
A incorporação de novas mídias na prática pedagógica da professora estimulou toda a E. M Arnaldo Varella, que atualmente desenvolve uma atividade interdisciplinar com os professores. “Nós vamos criar uma espécie de consultório virtual de aconselhamento. Os alunos vão escrever em um formulário da internet suas principais dúvidas e inquietações, e um psicólogo vai ajudar a escola no apoio aos alunos. Nem as crianças nem o profissional serão identificados. A ideia é até o final do ano nós termos um site desse consultório”, explica Diana.
Segundo Diana, o apoio da escola foi fundamental para que ela pudesse diversificar as aulas. “Mesmo sem a estrutura necessária, a direção me ajudou muito. É claro que a gente tem muitas limitações aqui na escola, mas com um pouco de boa vontade você consegue com certeza”


Retirado do site:
http://multirio.rio.rj.gov.br/educador/index.php?option=com_k2&view=item&id=170:pr%C3%A1ticas-pedag%C3%B3gicas-ganham-o-apoio-de-novas-m%C3%ADdias&Itemid=11

Qual é a sua opinião sobre a disseminação do uso das mídias e tecnologias no campo educacional?

65 comentários:

Ana Carolina Borges. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Carolina Borges. disse...

Acho ótimo a ideia de integrar tecnologia na educação, pois assim as aulas ficam mais instigantes e os alunos se interessam espontaneamente.

juliana e luisa disse...

Pelo nosso ponto de vista é muito importante,pois foi do pouco que se construiu o muito.Isto é a partir de uma iniciativa simples se construiu um grande projeto de ensino;isso incentivou aos alunos que a internet é um meio de aprendizagem e não só um modo de lazer, mas sim uma grande fonte de conhecimentos.

fabricio disse...

Esse texto é muito bom porque aborda o uso das novas tecnologias, a idéia da professora de mostrar que a internet não é só redes sociais.Foi muito boa porque assim os alunos aprendem a usar outros recursos que a internet disponibiliza, facilitando muito mais a nossa vida.

Elisa Lemos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Celena Souza. disse...

A iniciativa da professora Diana Sobreiro, citada no texto, foi muito inteligente, pois com essa atitude fez com que seus alunos tivessem interesse em realizar a atividade proposta. E é isso que os professores buscam, motivar seus alunos. Enfim, a minha opinião é de que o uso das mídias e tecnologias no campo educacional é algo que vale a pena ser usado pelos professores nas escolas.

Anônimo disse...

Acho muito importante os professores serem atualizados e tentarem levar meios e/ou maneiras diferentes de se aprender. E a tecnologia está presente no nosso meio, portanto, devemos aproveitar e explorar tudo de bom que ela nos propõe.

Naiane

Cyntia Souza disse...

Achei uma ideia diferente e criativa, pois muita das vezes deixamos de fazer algo por falta de recursos, porém ela não se deixou abater e passou por cima das circunstâncias para mostrar a todos o que podemos fazer com o uso da tecnologia e acima de tudo ajudando a todos a sua volta.

Juliana Martins disse...

Na minha opinião,achei o texto muito bom,pois estimula a nós alunos e futuros professores, que a internet não é apenas um meio de comunicação, ela ajuda a ter novos conhecimentos.através desses projetos interessantes,facilitando assim a nossa aprendizagem,

Luisa Borges disse...

Pelo meu ponto de vista acho muito importante,pois foi do pouco que se construiu o muito.Isto é a partir de uma iniciativa simples se construiu um grande projeto de ensino;isso incentivou aos alunos que a internet é um meio de aprendizagem e não só um modo de lazer, mas sim uma grande fonte de conhecimentos.

Anônimo disse...

Acho que a tecnologia é muito importante para qualquer pessoa, sendo estudante ou não, pois ela é uns dos meios mais práticos de levar o conhecimento até as pessoas. E se tratando de criança se torna um novo estímulo.

Eliane Loureti

Elisa Lemos disse...

Achei que a iniciativa da professora foi muito importante, ela estudou e depois colocou em prática, como usar as mídias e medidas de forma com que os alunos, se interessa-sem. Com a sua iniciativa a escola também interagiu com os alunos, ajudando a comunicação, entre aluno e tecnologia, mostrando que internet não é apenas, redes sociais, mas um recurso de pesquisa e conhecimento.

roseli disse...

Este texto só nos mostrou o quanto a tecnologia pode influenciar em uma aula que parecia simples e se transformou em uma aula cheia de novas ideias através do computador e das novas tecnologias.È um espetáculo.

fabiana disse...

este texto foi muito interessante, pois nele retratou que as tecnologias são importantes para o desenvolvimento escolar.

Aluísia Andrade disse...

É muito importante a importante a informática na escola ela nos proporciona ir além da sala aula de aula.Atravez da pesquisas podemos ter mas praticidades com os trabalhos escolares e com isso temos uma oportunidade de um ensino melhor e denamico.

Anônimo disse...

A utilização da informática nas escolas é muito importante e interessante , pois ela proporciona não só a familiarização com a tecnologia como aumenta o interesse dos alunos.
Larissa Gomes - 1004

Anônimo disse...

Esse texto é muito interessante porque mostra que os professores estão dando uma oportunidade para os alunos, para aqueles que nunca teve uma oportunidade dessas ficam até felizes de deixar de fazer trabalho na cartolina para fazer na internet. e também é muito importante ter um laboratório de informática numa escola para que possa proporcionar uma qualidade de vida melhor para os alunos porque para eles é uma experiência, é uma coisa nova.
Ana Carolina/1004

Anônimo disse...

Eu acho que é muito interessante e importante a integração das mídias na educação dos alunos,porque assim eles vão poder conhecer novos meios de estudar e de aprender,eles vão aprender que também se aprendee fora da sala de aula,que tem como estudar fora da sala de aula.


Hellen Barbosa Da Silva CN 1004

Anônimo disse...

Na minha opnião o uso das tecnologias em sala de aula deveria ser mais valorizado. Como se percebe no texto acima que a turma evoluiu tanto na alto estima e a dedicação do professor como também nos trabalhos dos alunos que ficaram mais dedicados nas suas pesquisas.
podemo0s também perceber como a tecnologia pode influenciar na sala de aula.
MATHEUS DOS SANTOS CN 1004

Anônimo disse...

Foi importante para que os alunos não só fizessem o trabalho em cartolina mas também nos computadores,assim os alunos que não tivessem o acesso em casa teriam o acesso na escola e passariam a ter mais conhecimento sobre os computadores.
1004 ;Igor da silva pimenta.

Anônimo disse...

Achei bem legal a iniciativa da professora Diana Sobreiro, pois ela nos mostrou que podemos trabalhar com a tecnologia com os nossos alunos, ela nos mostra como podemos fazer uma atividade legal, diferente, criativa e educativo ao mesmo tempo.
Enfim, achei que foi bem legal essa forma de estimular as crianças envolvendo a tecnologia e as atividades educacionais. E acima de tudo ela respeitou as crianças que não tinham acesso a internet.

Jennifer Mattos/ CN 1004

Anônimo disse...

É importante sempre aprendermos mais sobre coisas diferentes,e a internet sendo bastante acessada e por ter muitos conteúdos,nos permite aprender mais sobre elas.Os adolescentes não aproveitam de maneira certa o uso da internet,só ficam no orkut e etc,e esquecem de aprender mais usando com ela,como ler,se informar e mais...


yasmin felipe (cn/1004)

Anônimo disse...

Hoje a informática e muito importante na escola pois ele nos proporciona ir muito mais da sala de aula.Com sua iniciativa a escola também interagiu com os alunos,esse texto nos mostrou como a tecnologia esta mais avançado.A internet não é apenas para usar em redes sociais,mais em recurso do conhecimento.A internet ajuda a ter novos conhecimentos.Através desses projetos,facilitamos nossos aprendizado.

Hellen de Oliveira 1004

Anônimo disse...

Francine Gabriela S.Fernandes CN/1004































































































































Esse texto relata a história de uma professora que decidiu inovar suas aulas,com a ajuda da internet. Ela obteve um ótimo desempenho e um grande resultado.

Francine Gabriela/1004

Anônimo disse...

É muito impotante a infomática na vida escolar,proporciona um conhecimento além dos estudos escolares de nossas escolas,nesse texto foi muito importate,pois nele retratou que as tecnologias são muito importantes para nossos desenvolvimento escolar. Débora Alves cn 1004.

Anônimo disse...

Acho isso muito importante da professora querer ensinar aos alunos a como usar o computador,e o mais é que usar o computador pode ajudar muito mesmo nos trabalhos da escola, porque coisas que você não acha nos livros, revistas ,você vai conseguir achar na internet, e vai conseguir muito mais do que você quer, porque vem com mais conteúdo.E mais vocÊ pode aprender muito mais coisas, vocÊ adivinha coisas que vocÊ jamais poderia imaginar que isso poderia existir.Por isso a internet pode te ajudar em varias coisas.

Aluna:Thereza Raquel Turma:CN1004

Anônimo disse...

A abordagem do texto é bastante interessante e prático,pois demostra que a professora "Diana Ribeiro"foi bastante inteligente,mostrando que o computador é uma ótima forma de aprendizagem,facilitando o interessse de seus alunos.

Graziella
turma: 1004 cn

Anônimo disse...

As tecnologias são super importantes,porque ela influenciam no ato de um aluno,ou seja,através das tecnologias podemos ter um futuro melhor.Essa mídia é uma iniciativa que o professor nos ensina para um belo futuro. Aprender a lidar com as tecnologias é fundamental para alguém na vida.

Anônimo disse...

Eu gostei do texto porque fala que as novas tecnologias foram muito importantes na vida da Diana. E que ela aprendeu muita coisa com as novas tecnologias tambem descobriu como fazer trabalhos e outras coisas importantes. O Texto fala da vida de Diana que nao conhecia as tecnologias e quando conheceu adorou e teve um bom resultado no ensino, isso é fundamental na escola.

Juliana 1004

Anônimo disse...

acho ótimo a ideia super legal,pois e muito importante a Informatica no nosso dia-dia com isto tudo fica mais fazio,com isto os dias de aula fica mais imteresante.
Com isto as escola oferece mas oportunidade para os alunos.
Ana Cristina.cn1004

Anônimo disse...

Eu acho uma vantagem muito grande para os educadores.Uma nova forma de ensinar,levando atividades que mantem a atenção dos alunos.Mostrando a eles que a internet pode ser usada a favor da aprendizagem.

Alexssandra 1004

Regiane Inácio disse...

Achei bem interessante atitude da professora em monstra a os alunos que a internet, não se usa só Msn e Orkut mas que tem vários meios de informações que podemos encontrar que são bem legais. foi uma atitude bem legal da professora em monstra a eles que a internet pode ser usada a favor da aprendizagem.

Anônimo disse...

Como observei no texto Novas mídias fortalecem práticas pedagógicas a tecnologia está presente na vida e no cotidiano de cada um de nós. Essa tecnologia que encontramos na internet tem muito mas que apenas lazeres como msn e orkut mas sim informações importantes que nos ajudam no dia-a-dia !

Jorge Lucas- cn1002

Anônimo disse...

É bem interessante poder usar a internet não só para msn e orkut mais também para outros meios que nos trarão,informações e conhecimentos .É uma atitude muito interessante e importante para aprender coisas novas.
Crislaine 1002 c.n

Anônimo disse...

eu achei interessante a professora mostra que a internet não só é msn e orkut tem varias coisas interessantes

ALUNA:Janieli
TURMA:1002 CN

Anônimo disse...

Eu gostei muito da proposta da professora a melhorar o ensino dos alunos.internet nao é só brincadeira e diversao é um meio de abredizado e isso é muito importante para o nosso futuro.


AMANDA CN:1002

Anônimo disse...

E bem interessante a professora,mostrar para os alunos que a internet não e apenas msn é orkut.
Que através da internet podemos ficar por dentro de vários asuntos.
Com o uso da internet o aprendizado fica bem melhor.
Pois hoje a internet fica presente em todo o nosso dia-a-dia.

Anônimo disse...

No meu ponto de vista achei uma idéia ótima, uma nova maneira de educar de aprender cada vez mas, as aulas passam a ser mas interessante. O texto está amostrando sobre novas tecnologias, um modo de aprender mas instigante para muitos alunos .Acaba insentivando mas e mas o aluno o aprendizado pela internet. Com a atitude da professora muitos dos alunos irão poder ver de que a internet não precisa ser usado só para navegar em salas de bate papo e sim ajudar também na aprendizagem.

Lilian de OLiveira Rodrigues CN 1002

Anônimo disse...

Ao ler o texto conclui que a atitude da professora de Educação Física foi muito criativa que alem de fazer o que ela gosta muito , deu a oportunidade de divir com os alunos , um meio de ensinar que a internet não é só orkut e msn mais tambem um meio a favor da a aprendizagem , a internet nao oferece só sites de fofocas etc oferece tambem meios para estudos . Na internet fazemos trabalhos pesquisas e ate mesmo temos as nossas notas do boletinho .A internet Favorece a vida do professor e do aluno

Débora Ribeiro cn-1002

Anônimo disse...

Ana Beatriz. CN1002

Achei bem interessante, pois as novas tecnologias ajuda os alunos a entrar em novas mídias, com isso mostra a eles outras maneiras de apredizagem, porém eles percebem que a internet não feita somente para entrar em orkut e msn, mais também é uma forma de aprender. Com o uso do computador as aulas ficam mais interessantes, os alunos se interessam mais , porque é uma nova forma de aprender...

Anônimo disse...

Lùbia cn 1002


eu acho muito importante utilizar tecnologia nas aulas pois desperta o interesse dos alunos e a aula fica bem mais produtiva.E com isso o professor conseguem mostrar que a internet não é só msn e orkut mais sim um meio de pesquisas e informações.

Anônimo disse...

Achei muito interessante a preucupacão em mostrar aos alunos a importancia da internet,mostrando que a internet não é so para msn e orkut mas tambem para pesquisa.


ALUNA:FABIANA
TURMA:1002 cn

Anônimo disse...

É muito importante a utilização das tecnologia no ambiente escolar, pois ela facilita a aprendizagem dos alunos e ao mesmo tempo eles veem que a internet também serve como auxilio nos estudos.



Fabiane Nascimento CN 2002

Anônimo disse...

Ao ler o texto pude perceber que na internet existe muitas coisas interessantes além do msn e do orkut .Atitude tomada irá nos beneficiar muito nos trazendo informações mais do que importante.

Keisylaine cn 1002

Anônimo disse...

Acho uma ótima ideia integrar tecnologia na educação,pois dessa maneira as aulas se tornam mais interessantes.A iniciativa que a professora Diana teve foi muito inteligente,pois fez com que seus alunos tivessem mais interesse. Luana Ferreira cn 1002

Anônimo disse...

Eu adorei o texto e concordo plenamente com ele, porque pensamos que a internet só é um meio de entrar em rede socias.
Essa professora foi bastante inteligente em adquirir a tecnologia como um método de ensino, dessa forma os alunos se enteressan mais.
Lendo esse texto vemos que a internet é um método muito interessante de se usar, seria muito bom se todos os professores fizessem igual essa professora.



Blenda de Andrade 1002 CN

Anônimo disse...

achei muito legal a preocupação da professora mostrar aos alunos que a internet pode ajudar nos estudos, não só para orkut e msn.

aluna:laryssa beatriz
turma:1002 cn

Anônimo disse...

Acho legal , quando o professor nos leva para o laboratório tem o objetivo de nos ensinar que a internet não é só para msn e orkut é um local para aprendermos a dividir nossos conhecimentos com os outros.

Larissa Costa-CN1002

Anônimo disse...

Foi uma ideia muito boa, pois a professora pode mostar para os alunos que a internert não é só orkut e msn e que se pode e deve trabalhar com a internet no meio educacional. Seria muito interessante se todos os professores tivessem essa iniciativa, porque nos dia de hoje a internet faz parte do nosso cotidiano.


Alana dos Santos CN 2002

Anônimo disse...

TAMIRIS OLIVEIRA CN 1002

Na minha opinião adorei essa idéia de ter tecnologia nas escolas as aulas ficam muito mais interessantes os alunos tem mais interesse em participa,assim concluímos que não é só bate papos e sim noticias do mundo tudo..

Anônimo disse...

eu achei muito interessante da parte da professora mostra aos alunos como é importante a internet.


ALUNA:THAMIRES JULIO
TURMA:1002 CN

Anônimo disse...

As tecnologias são muito importantes, no meio educacional, com a atualização dos professores, os alunos se interessam mais e descobrem que existem outras maneiras de estudar e aprender. Os meios de comunicação servem para nos deixarem informados sobre tudo, devemos ultiliza-los de forma correta, para que o aprendizado e o crescimento evoluam em nossas vidas.

Camila Teixeira Müller CN 2002

Anônimo disse...

A tecnologia nas escolas são importantes para o aprendizado, pois os alunos se interessam mais pelo saber e os professores ficam com mais vontade de ensinar.



Andressa Christine CN 2002

Anônimo disse...

Interessante,pois além de ser uma forma diferente de ensino e uma ótima forma de obter o interesse dos alunos. Larissa Araújo cn 1002

Anônimo disse...

eu achei o texto muito interessante,pois,para a maioria dos jovens de hoje em dia a internet serve somente para orkut,msn entre outras coisas,e esse texto mostra para nós que, a internet pode nos ajudar em trabalhos sem precisar de fazer em cartolina etc.

aluna:alessandra turma:1002

Anônimo disse...

Achei o texto muito interessante, e gostei muito pois vi que podemos nos aprofundar mais no assunto e postar mais coméntarios... Percebi que todos
gostaram do coméntario.
Rafaella Chaves CN 1002.

Anônimo disse...

eu achei muito enteresante o professor ultilizar a tecnologia em sala de aula,porque alguns jovens e adolescente de hoje em dia não tem acesso a internet.E alguns alunos só ultilizam a internet só para ultilizar o orkut e msn,entre outros.

aluna:thayná turma:1002

Anônimo disse...

Eu acho muito interessante a opinião da professora Diana Sobreiro,eu concordo com ela, que a internet pode ser usada em pesquisas e como trabalho escolar, e não somente se usa em MSN e ORKUT, mas que tem vários meios de Informaçoes. sara cn 1002

Anônimo disse...

Bom, na minha opinião foi uma ótima iniciativa da professora. Pois a partir desta,muitos alunos se interessaram mais ao aprendizado, usando a internet meio em que os jovens se identificam bastante, além de ser um modo mais pratico, fácil e eficiente.


Thamyres Landim, CN 1002.

Anônimo disse...

Achei o texto muito importante ; o interesse da professora com os alunos de mostra para ele que internet não e só Orkut ,msn ,jogos, e muito mais do que isso e fazer trabalhos na internet e saber mexe e os alunos gostaram disso gostaram da mudança dela porque ela era professora de educação física todos pessam que professor de educação física e só joga da quadra mais ela mostro que não e muito mais do que isso.


Vanessa almeida cn 1002

Anônimo disse...

Eu adorei o texto e também concordo que as mídias e tecnologias são muito importante para todos nós pois antigamente quando o professor pedia para nós
alunos fazer um trabalho nós demorávamos(séculos) fazendo o trabalho na biblioteca alunos fazer um trabalho nós demorávamos(séculos) fazendo o trabalho na biblioteca hoje em dia não tudo é mais rápido,prático e fácil também concordo que as tecnologias não são só para usar para acessar ORKUT,MSN,TWITTER E ETC também é para interagirmos nessa nova tecnologia.
CAMILA PEREIRA - CN1002

Gleiciane disse...

Eu achei muito interessante a iniciativa da professora, porque assim ela faz com que os alunos não utilize a internete só para bobagens, mas sim para algo útil e agradavél, fazendo com que eles participem do meio tecnológico!!

Sara Fonseca. disse...

Gostei muito da iniciativa da professora por querer ajudar os alunos com as novas tecnologias fazendo com que eles proucurem novos recursos para o seu dia-a-dia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Achei muito interessante,pois as mídias e tecnologias,não é só ORKUT,MSN,FACEBOOK,TWITER etc ...
Mais sim,tem muito para oferecer aos alunos, como pesquisas, trabalhos,e mais conhecimentos.
Pois as tecnologias e mídias de agora são uma porta que se abre para o futuro e o conhecimento dos alunos.

Débora Rodrigues CN 1002

Postar um comentário