Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Carnaval

A história do Carnaval começa há mais de 4 mil anos antes de Cristo, com festas promovidas no antigo Egito, como as festas de culto a Ísis. Eram principalmente eventos relacionadas a acontecimentos religiosos e rituais agrários, na época da colheita de grandes safras. Desde essa época as pessoas já pintavam os rostos, dançavam e bebiam.

Com o advento da Era Cristã, a Igreja começou a tentar conter os excessos do povo nestas festas pagãs. Uma solução foi a inclusão do período momesco no calendário religioso. O Carnaval, antecedendo a Quaresma, ficou sendo uma festa que termina em penitência na quarta-feira de cinzas.Os cristãos costumavam iniciar as comemorações do Carnaval na época de Natal, Ano Novo e festa de Reis. Mas estas se acentuavam no período que antecedia a Terça-feira Gorda, chamada assim porque era o último dia em que os cristãos comiam carne antes do jejum da quaresma, no qual também havia, tradicionalmente, a abstinência de sexo e até mesmo das diversões, como circo, teatro ou festas. Esse período, nesta época, era chamado de “Carni Vallis”, que significa tirar a carne. Com o passar do tempo essa expressão virou a palavra Carnaval.

Hoje muita gente se pergunta o porquê do Carnaval não ter uma data fixa. Esse período de festa é móvel porque ele é indicado pelo domingo de Páscoa, também uma data comemorativa móvel, para que não coincida com a Páscoa dos judeus. Para saber em que dia cairá essas festas primeiro determina-se o equinócio do outono (ponto da órbita da Terra onde se registra a duração do dia e da noite). O primeiro domingo após a Lua Cheia posterior ao equinócio é o domingo de Páscoa. O Carnaval sempre cairá no 7º domingo que antecede a Páscoa.

Na Idade Média, predominavam nos festejos de Carnaval os jogos e disfarces. Datam dessa época três grandes personagens do Carnaval. A Colombina, o Pierrô e o Arlequim tem origem na Comédia Italiana, companhia de atores que se instalou na França pra difundir a Commedia dell'Arte. O Pierrô é uma figura ingênua, sentimental e romântica. É apaixonado pela Colombina, que era uma caricatura das antigas criadas de quarto, sedutoras e volúveis. Mas ela é a amante de Arlequim, rival do Pierrô, que representa o palhaço farsante e cômico.


O Carnaval no Brasil


O carnaval brasileiro se origina no entrudo português ( a palavra entrudo vem do latim e significa início, começo, a abertura da Quaresma) que desembarcou no Brasil em 1641, na cidade do Rio de Janeiro .

Com o passar do tempo, o Carnaval carioca foi evoluindo. Bem no início, existiam marchinhas, que eram tocadas em rádios, gravadoras de vídeos e na televisão. Depois, as marchinhas foram substituídas pelo samba. Anos depois surgiu a primeira agremiação que disputavam entre si em desfiles alegóricos: A “ Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Depois desta, várias surgiam e desapareciam. Depois surgiram os Cordões, que deram origem aos blocos e posteriormente as escolas de samba.

A primeira escola a ser criada foi a “Deixa Falar” que hoje é Estácio de Sá. Ela foi criada no bairro do Estácio, onde surgiu o ritmo que ia dar um novo tom ao Carnaval: o samba. Ela foi a primeira escola a participar de um desfile em 1929. Em 1935, a Prefeitura do Rio tomou frente na organização do evento que é hoje, um dos maiores espetáculos do mundo.


O Carnaval baiano


O Carnaval de Rua foi desaparecendo à medida que as Escolas de Samba apresentavam à publico desfiles cada vez mais grandiosos. Na Bahia aconteceu o contrário. As iniciativas tomadas para conter os abusos do entrudo português fizeram surgir os bailes dos salões, com grande destaque para as festas à fantasia do Teatro São João, o corso e os blocos diversos. A partir de 1894 foram surgindo grupos baianos. O mais famoso era o Afoxé, formado por negros que representavam casas de culto de herança africana e saiam às ruas cantando e recitando músicas e letras.

A maior inovação do Carnaval da Bahia, porém foi o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, que surgiu em 1950 e representa a consagração do Carnaval de rua.

A partir daí, grupos históricos surgiram, como o Camaleão, Eva e Olodum e ainda surgem escrevendo seus nomes na história da mais popular festa na Bahia.


Cuidados com o corpo durante o Carnaval


O Carnaval é uma festa comemorada em todo o país e precisamos tomar certos cuidados ao decorrer do ano com o organismo que não é preparado para um ritmo mais acelerado, por que se não pode causar problemas.

O verão é a época mais quente, com isso devemos ter preocupações como:

-- Aplicar protetor solar, ingerir bastante líquido, moderar o consumo de bebidas alcoólicas que ressecam a pele e dão muita dor de cabeça;

-- Tomar cuidado com máscaras, ficar atento a penas e plumas, a maquiagem que pode causar alergia, irritação a pele, etc.

-- Hidratar bem o corpo, ingerindo muita água, sucos naturais, água de coco, chás gelados e TR uma boa alimentação, ex.: cereais, verduras, legumes e frutas.

Antes de cair na folia é bom que se faça alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar machucados e outras complicações mais graves.


Mais cuidados com o Carnaval


Alimentação -- Evite alimentos apimentados, prefira alimentos leves com proteínas que fornecem energia para pular a noite toda!

Hidratação -- Beba muita água, bebidas isotônicas e prefira locais arejados e fuja do Sol no período entre 10h e 16h. Nunca esqueça protetor solar, óculos escuros e chapéus.

Roupas e Sapatos --Prefiram roupas leves e confortáveis. Quanto aos sapatos prefiram tênis ou sandálias baixas, nada de salto alto!

Ouvido -- Para evitar desconforto, zumbido, chiado e até diminuição da audição, é melhor se prevenir mantendo certa distância dos trios elétricos e usando protetores nos ouvidos.

Doença --Cuidados com as regras básicas de higiene a fim de evitar infecções intestinais, diarréias, vômitos e náuseas, o contato mais intimo como o beijo são uma porta aberta de entrada fácil para agentes infecciosos como vírus e bactérias.


Nunca é demais lembrar


. Durma bastante, fique longe das drogas;

. Para evitar a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, sexo só com proteção;

. Em caso de emergência, procure o Pronto Socorro ou Posto de Saúde mais próximos;

. Lembrar que o álcool e direção não combinam;

. Não se esqueça que lança perfume também é droga e que o seu consumo pode gerar lesão cerebral irreversível;


E nunca é demais lembrar:

Responsabilidade Sempre!


Concluímos que o Carnaval, festa mais comemorada e importante pela maioria dos brasileiros não foi originada aqui. Desde aquela época existiam brigas, discussões e pecados horrorosos nessa festa tão comemorada. Era tão pecaminosa que até a Igreja Católica teve que se render a esta data.

Hoje não está tão diferente não, é claro que hoje tem mais tecnologia e segurança do que antigamente para garantir uma boa comemoração do Carnaval, mas os pecados só se agravaram.

Reconhecemos que o Carnaval é uma data esperada por muitos e que tem uma grande história por trás dela, mas também reconheço que a maioria das pessoas que comemoram o carnaval não sabe nem de onde surgiu essa festa; mas será que é importante saber da história dessa data? Para nós, que não comemoramos, achamos que sim, mas e os outros têm curiosidade de saber? Apostamos que não, pois o carnaval passa para nós a imagem de ser uma festa onde todo mundo faz o que quer, na hora que quer, com quem quiser, sem dar a mínima para sua origem e sua história.


Postado por: Ana Gabriela, Eliane e Aline

0 comentários:

Postar um comentário