Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
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quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROJETO LEITURAS QUE DÃO ASAS A IMAGINAÇÃO


Leituras que dão asas a imaginação

Justificativa: Ao elaborarmos este projeto levamos em consideração à importância de se trabalhar a leitura, de uma forma mais lúdica e eficaz. Diante disto, sentimos a necessidade de trabalhar o tema projeto de leitura, com o intuito de atender aos anseios e limitações dos alunos na leitura, levando-os ao resgate e valorização da Cultura Literária Brasileira onde os mesmos estão inseridos.


Diagnóstico: O resultado do diagnóstico não foi o esperado, os alunos estão com muitas dificuldades na leitura e escrita. Utilizamos a seguintes perguntas no diagnóstico.

1 - Escreva o nome do livro que você leu gostou.

2 - Como seria sua “salinha” de leitura?

3 - Se você pudesse mudar alguma coisa em sua escola, o que você mudaria?

Objetivo geral:

_Valorizar a leitura como fonte de informação para adquirir e construir conhecimentos, familiarizando-os a leitura no cotidiano.


1° Dia:

Objetivo específico:

_ Participar ativamente da socialização desenvolvida, entre alunos e professora e estagiárias, criando uma relação afetiva e prazerosa.

DESENVOLVIMENTO:

No dia 23 de junho iniciamos o Projeto Leituras Que Dão Asas a Imaginação.
Apresentamos-nos e levamos os alunos para o pátio para iniciar uma conversa informal onde eles se apresentaram e conversamos sobre a importância da leitura, perguntamos a eles quais livros já leram e quais gostaram mais e se os pais influenciavam na leitura em casa.
Em seguida levamos os alunos para visitar a sala de leitura onde apreciaram alguns livros.
De volta para a sala de aula antes de nos despedir, falamos sobre a importância da sala de leitura e também sobre as histórias que podem ficar mais interessantes através da ajuda da nossa imaginação.

2° DIA

Objetivo específico:

_ SUPERAR SEUS MEDOS POR MEIO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PROPOSTA.

DESENVOLVIMENTO:

No segundo dia do projeto, dia 30 de Junho, levamos o livro “Fantasma existe?” de Ruth Rocha, onde foi lida a história e ao decorrer dela as luzes eram apagadas e dois dos personagens (o fantasma e a bruxa) entraram na sala e participaram da história, os personagens eram duas de nós que se fantasiaram para causar um efeito real na história. Após, distribuírmos uma folha de papel para cada aluno, onde pedimos a eles para escreverem os nomes das coisas que colocavam medo neles; quando terminaram pedimos para ir ao quadro e escrever lá também, percebemos que a escrita de muitos era feita com dificuldade. Pedimos para eles pegarem o papel, colocarem no chão e pisar muito para acabar com os medos ali contidos, (esclarecemos a eles que fantasma e bruxa só aparecem mesmo em histórias).Falamos sobre o poder que nossa imaginação tem quando lemos uma história, comentaram para nós que quando os personagens aparecem, a história fica mais interessante.

3° DIA

Objetivo específico:

_ Discutir que devemos ser conscientes, e a importância de reciclar e reaproveitar o nosso lixo.

_ Confeccionar com criatividade e imaginação objetos com materiais recicláveis.


DESENVOLVIMENTO:

ATELIÊ

No dia 07 de Julho, no terceiro dia do projeto aconteceu o ateliê, onde foi confeccionado com os alunos fantasminhas feitos com garrafas pet , relembrando a história da semana anterior e também abordando o tema reciclagem. Após dividirmos os alunos em dois grupos onde cada um ficou com duas estagiárias para orientar na confecção de um avental literário, onde os alunos usaram muita criatividade e imaginação. Os grupos deveriam se apresentar contando uma história inventada por eles a partir do avental literário, como não deu tempo, o avental será utilizado no retorno em agosto, mas a proposta de atividade será a mesma. O ateliê foi muito interessante, pois podemos observar a participação das crianças quando trabalham em grupo.

4° DIA

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história contada e a partir dela pintar e escrever sobre a história.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos contando a história sobre o Saci-Pererê. A partir dessa história fizemos um breve debate sobre a história contada, logo após distribuímos uma folha de ofício para os alunos, com o desenho do Saci, para que eles pintassem e escrevessem o que eles acharam do Saci. Ao terminar a atividade, distribuímos para os alunos o Saci-pererê feito com material reciclável.

5° DIA:

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história contada e a partir dela pintar e escrever sobre a história.

DESENVOLVIMENTO:

Neste dia contamos a lenda do Bumba-meu-boi e conversamos com eles sobre a lenda. Em seguida, nós distribuímos a figura do Bumba-meu-boi para que eles pintassem e comentassem a lenda contada.

6° DIA:

Objetivo específico:

_ Conhecer diversos tipos de lendas e músicas folclóricas.

DESENVOLVIMENTO:

Neste dia apresentamos aos alunos caixas literárias, contendo diversas cantigas de roda ilustradas. Após o reconhecimento da caixa apresentamos aos alunos duas músicas que foram: pombinha branca e caranguejo, após a apresentação cada aluno fez a dobradura da pombinha e do caranguejo e colocaram em duas cartolinas, em seguida as atividades cantamos com os alunos as duas músicas.

7° DIA:

Objetivo específico:

_ Participar da apresentação de fantoches e a partir dele usar a escrita como forma de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO:

Neste dia fizemos uma apresentação de fantoches folclóricos com os seguintes personagens: Emília, Saci-Pererê, Curupira e o Índio. Nesta apresentação, contamos a história de cada um deles, e deixamos que os alunos fizessem perguntas aos personagens.Em seguida entregamos aos alunos uma folha de ofício para que escolhessem o seu personagem preferido, desenhassem e falassem um pouco sobre ele.

8° DIA:

Objetivo específico:

_ Confeccionar o Bumba - meu - boi com materiais reciclados.

DESENVOLVIMENTO:

Este foi o último dia do projeto do mês de agosto, foi o dia do ateliê. Neste dia confeccionamos com os alunos um Bumba-meu-boi feito com material reciclado.


9° DIA:

Objetico específico:

_ Familiarizar – se com a história contada.( A casa sonolenta, de Audrey Wood)

_ Escrever o nome de todos que moram em sua casa.

DESENVOLVIMENTO:

Contamos a história “ A casa sonolenta”, de Audrey Wood. Após a história distribuimos uma folha em branco, para que os alunos desenhassem suas casas, com todos os moradores que nela há. E deram um nome a sua casa.

10° DIA:

Objetivo específico:

_ Reconhecer as letras do seu nome e montá – lo.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos a aula mostrando jornais e revistas. Em seguida cada aluno recortou as letras do seu nome e montou. Após a atividade realizada todos os alunos leram os nomes dos coleguinhas.

11° DIA:

Objetivo específico:

_ Estabelecer conceitos de bom convívio com o próximo.

_ Aprimorar conhecimentos sobre a primavera.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos a aula contando a história “ A primavera da lagarta”, de Ruht Rocha. Em seguida discutimos a história apresentada. Depois os alunos desenharam a sua primavera.

12° DIA:

Objetivo específico:

_ Desenvolver habilidades de coordenação motora.

_ Conscientizar os alunos para a preservação da natureza.

DESENVOLVIMENTO:

ATELIÊ

Iniciamos a aula conversando com os alunos sobre as aulas que foram deesnvovidas ao longo do mês. Neste dia foi realizado o Ateliê. No ateliê, desenvolvemos a seguite atividade: plantamos pés de feijão em copinhos plásticos e ensinamos aos alunos uma dobradura de uma flor.


13° Dia:

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história contada.

_ Responder as perguntas da atividade.

DESENVOVIMENTO:

Iniciamos a aula contado a história “ Bililico” de Eva Furnari, Denize Carvalho e Sonia Dreyfuss. Logo após fizemos um breve comentário sobre a história. Demos uma atividade , com as seguintes perguntas: Onde podemos encontrar o livro Bililico?; Qual o nome das autoras?; Qual o nome da mamãe?; entre outras.


14° DIA:

Objetivo específico:

_ Reconhecer diversos tipos de cores.

_ Escrever sobre as cores.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos a aula contando a história “ Os pingos e as cores” de Mary França e Eliardo França. Utilizamos o data show para contar a história. Logo após as crianças realizaram a atividade que teve o objetivo de dar o nome as cores.


15° DIA:

ATELIÊ

Objetivo específico:

_ Experimentar a mistura das cores.


DESENVOLVIMENTO:

Neste dia trabalhamos a mistura das cores. Ensinamos como se formam as cores secundárias, e após cada criança criou o seu próprio desenho com as misturas.


16° DIA:

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história e escrever o nome dos animais ditados.

_ Escrever sobre a importância do projeto na vida de cada aluno.

DESENVOLVIMENTO:

No dia 09 de novembro de 2010 realizamos a seguinte atividade: contamos a história "A lebre e a tartaruga" de Solange Valadares ( adaptada), logo após conversamos sobre a moral da história, sobre o que aconteceu, e onde se passou a história. Propusemos aos alunos que realizassem a seguinte atividade: ditado com nomes de animais.
Os alunos participaram ativamente da atividade e observamos algumas dificuldades que eles tiveram em escrever os nomes de alguns animais.


Neste dia realizamos a culminância do projeto na turma 201, sendo assim realizamos a seguinte atividade: os alunos escreveram qual a importância do projeto para eles, o que puderam aprender.
Falaram de como se divertiram e de como foi lúdico. Finalizamos com uma comemoração, considerando a culminância do projeto um sucesso.


Abordagem pedagógica:

Temas Transversais: Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Artes

Assuntos: Reciclagem, medo, superação e folclore.

Conteúdos: Escrita, Leitura, Interpretação, Produção Textual e Oral.

Clientela: Alunos do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí do Ensino Fundamental da turma de 1º ano.


Período de realização: De junho a novembro de 2010

Metas: Melhorar a leitura em 30%, assim como a participação dos alunos em sala de aula e na sala de leitura.


Recursos humanos
: Professora , alunos da turma e estagiárias da turma CN 4002.

Recursos materiais:

_ Livros da sala de leitura; _ Lápis de cor; _ Notebook; _ Data show; _ Folhas coloridas; _ Palitos de picolé; _ copinhos de café; _ Algodão; _ Jornais; _ Revistas; _ tintas guache; _ Pincéis.

Cronograma: Um encontro semanal que durará em média 1 hora e 30 minutos.

Culminância: I Mostra de trabalhos do projeto( de 08 a 22 de setembro), II Mostra de trabalhos do Projeto ( de 10 a 24 de novembro) no Corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho no colégio.


Avaliação: Através da observação, participação e intervenção direta e indireta das estagiárias, durante todo o desenvolvimento do projeto.

Conclusão:

Opinião de alguns alunos:

F., 8 anos. Gostei muito do projeto, foi muito legal. Aprendi muitas coisas. Vou sentir saudades das tias e quero que ano que vem tenha de novo.

M., 8 anos. Foi muito divertido, gostei das brincadeiras e das atividades.

M., 8 anos. As tias são muito legais e nos ensinaram muitas oisas boas.

Opinião das alunas da CN 4002:


Monique
Foi uma experiência muito boa e de grande valor participar do Projeto Aprender II. Aprendi muitas coisas. Percebi que o trabalho em equipe é muito importante para o desenvolvimento de qualquer atividade. O desenvolvimento deste projeto foi muito bom, pois ultrapassou o estágio de observação que víamos fazendo. Trabalhamos atividades de leitura e escrita com os alunos, onde tivemos a experiência viva do que é ser professora. A turma onde trabalhei ajudou muito, porque os alunos são uns amores e a professora da turma é muito empenhada e que nos recebeu muito bem.Este projeto enriqueceu ainda mas a minha formação como professora. E jamais me esquecerei da professora Joelma, que me ensinou muitas coisas, e que levarei por toda a vida. Obs: Joelma continue sempre essa ótima professora. E te agradeço por todo o conhecimento que adquiri.


Roberta Neste ano pude participar do Projeto Aprender; com a equipe Leituras que dão asas a imaginação! Foi muito bom participar, não me arrependo, pelo contrário consegui acumular muitas coisas boas para o meu aprendizado. Para mim ouve poucos pontos negativos, mas esses pontos vieram para fortalecer nossas idéias, espectativas e opiniões. Posso dizer que hoje sou mais madura para enfrentar uma sala de aula. Sentirei saudades dos meus queridos alunos. Recomendo para todos o projeto Aprender, por mais cansativo que seje as vezes, valerá em mil vezes ter participado. agradeço a os alunos e a professora da turma 201, que nos receberam de braços abertos para realizarmos o projeto.


Taiane O Projeto Aprender II foi muito importante na minha formação como professora, aprendi muitas coisas que eu ainda não sabia, foram experiencias inesquecíveis que guardarei para a minha vida como professora. Eu nunca imaginei que o 4º ano de FORMAÇÃO DE PROFESSORES seria tão proveitoso como foi!!!!! Ter ficado com a turma 201 foi um verdadeiro presente, a cada dia que eu permanecia com eles era um dia de aprendizagem, a nossa convivência era maravilhosa. Apesar dos alunos terem muita dificuldade na leitura e na escrita eles tentavam participar ao máximo das atividades realizadas, pois a vontade de aprender era muito grande. A sempre algumas dificuldades em sala de aula mas tentavamos resolver tudo de maneira mas rápida possivel, é lógico que contavamos com a colaboração da professora da turma que era uma ótima educadora, a presença dela nesta turma foi muito importante tanto para os alunos como para nós todas. Resumindo: Sem o PROJETO APRENDER II, a minha formação como professora não estaria completa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ps: Joelma obrigada por tudo!!! Bjos...


Ayra
Durante esse ano pude aprender muito com o Projeto de Leitura. Através dos planejamentos, das aulas e muitas situações que me deram experiência para a vida. A turma 201 me conquistou muito, mesmo que o comportamento não fosse exemplar, as crianças eram carinhosas e demonstravam interesse durante as atividades.
Através do projeto pude realmente ver como é dificíl o trabalho em grupo, porque todos tem ideias diferentes e muitas das vezes temos que abrir mão das nossas, porque temos que ser sábios para não desrespeitar o outro e também admitir que a ideia do outro pode servir melhor que a sua.
Portanto o projeto beneficiou minha vida profissional e pessoal, e agradeço a minha professora Joelma por ter me OPORTUNIZADO.


Alunos: Ayra Rosa, Monique Lacerda, Roberta de Oliveira e Taiane Rosa.










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