Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROJETO LEITURAS QUE DÃO ASAS A IMAGINAÇÃO


Leituras que dão asas a imaginação

Justificativa: Ao elaborarmos este projeto levamos em consideração à importância de se trabalhar a leitura, de uma forma mais lúdica e eficaz. Diante disto, sentimos a necessidade de trabalhar o tema projeto de leitura, com o intuito de atender aos anseios e limitações dos alunos na leitura, levando-os ao resgate e valorização da Cultura Literária Brasileira onde os mesmos estão inseridos.


Diagnóstico: O resultado do diagnóstico não foi o esperado, os alunos estão com muitas dificuldades na leitura e escrita. Utilizamos a seguintes perguntas no diagnóstico.

1 - Escreva o nome do livro que você leu gostou.

2 - Como seria sua “salinha” de leitura?

3 - Se você pudesse mudar alguma coisa em sua escola, o que você mudaria?

Objetivo geral:

_Valorizar a leitura como fonte de informação para adquirir e construir conhecimentos, familiarizando-os a leitura no cotidiano.


1° Dia:

Objetivo específico:

_ Participar ativamente da socialização desenvolvida, entre alunos e professora e estagiárias, criando uma relação afetiva e prazerosa.

DESENVOLVIMENTO:

No dia 23 de junho iniciamos o Projeto Leituras Que Dão Asas a Imaginação.
Apresentamos-nos e levamos os alunos para o pátio para iniciar uma conversa informal onde eles se apresentaram e conversamos sobre a importância da leitura, perguntamos a eles quais livros já leram e quais gostaram mais e se os pais influenciavam na leitura em casa.
Em seguida levamos os alunos para visitar a sala de leitura onde apreciaram alguns livros.
De volta para a sala de aula antes de nos despedir, falamos sobre a importância da sala de leitura e também sobre as histórias que podem ficar mais interessantes através da ajuda da nossa imaginação.

2° DIA

Objetivo específico:

_ SUPERAR SEUS MEDOS POR MEIO DA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PROPOSTA.

DESENVOLVIMENTO:

No segundo dia do projeto, dia 30 de Junho, levamos o livro “Fantasma existe?” de Ruth Rocha, onde foi lida a história e ao decorrer dela as luzes eram apagadas e dois dos personagens (o fantasma e a bruxa) entraram na sala e participaram da história, os personagens eram duas de nós que se fantasiaram para causar um efeito real na história. Após, distribuírmos uma folha de papel para cada aluno, onde pedimos a eles para escreverem os nomes das coisas que colocavam medo neles; quando terminaram pedimos para ir ao quadro e escrever lá também, percebemos que a escrita de muitos era feita com dificuldade. Pedimos para eles pegarem o papel, colocarem no chão e pisar muito para acabar com os medos ali contidos, (esclarecemos a eles que fantasma e bruxa só aparecem mesmo em histórias).Falamos sobre o poder que nossa imaginação tem quando lemos uma história, comentaram para nós que quando os personagens aparecem, a história fica mais interessante.

3° DIA

Objetivo específico:

_ Discutir que devemos ser conscientes, e a importância de reciclar e reaproveitar o nosso lixo.

_ Confeccionar com criatividade e imaginação objetos com materiais recicláveis.


DESENVOLVIMENTO:

ATELIÊ

No dia 07 de Julho, no terceiro dia do projeto aconteceu o ateliê, onde foi confeccionado com os alunos fantasminhas feitos com garrafas pet , relembrando a história da semana anterior e também abordando o tema reciclagem. Após dividirmos os alunos em dois grupos onde cada um ficou com duas estagiárias para orientar na confecção de um avental literário, onde os alunos usaram muita criatividade e imaginação. Os grupos deveriam se apresentar contando uma história inventada por eles a partir do avental literário, como não deu tempo, o avental será utilizado no retorno em agosto, mas a proposta de atividade será a mesma. O ateliê foi muito interessante, pois podemos observar a participação das crianças quando trabalham em grupo.

4° DIA

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história contada e a partir dela pintar e escrever sobre a história.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos contando a história sobre o Saci-Pererê. A partir dessa história fizemos um breve debate sobre a história contada, logo após distribuímos uma folha de ofício para os alunos, com o desenho do Saci, para que eles pintassem e escrevessem o que eles acharam do Saci. Ao terminar a atividade, distribuímos para os alunos o Saci-pererê feito com material reciclável.

5° DIA:

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história contada e a partir dela pintar e escrever sobre a história.

DESENVOLVIMENTO:

Neste dia contamos a lenda do Bumba-meu-boi e conversamos com eles sobre a lenda. Em seguida, nós distribuímos a figura do Bumba-meu-boi para que eles pintassem e comentassem a lenda contada.

6° DIA:

Objetivo específico:

_ Conhecer diversos tipos de lendas e músicas folclóricas.

DESENVOLVIMENTO:

Neste dia apresentamos aos alunos caixas literárias, contendo diversas cantigas de roda ilustradas. Após o reconhecimento da caixa apresentamos aos alunos duas músicas que foram: pombinha branca e caranguejo, após a apresentação cada aluno fez a dobradura da pombinha e do caranguejo e colocaram em duas cartolinas, em seguida as atividades cantamos com os alunos as duas músicas.

7° DIA:

Objetivo específico:

_ Participar da apresentação de fantoches e a partir dele usar a escrita como forma de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO:

Neste dia fizemos uma apresentação de fantoches folclóricos com os seguintes personagens: Emília, Saci-Pererê, Curupira e o Índio. Nesta apresentação, contamos a história de cada um deles, e deixamos que os alunos fizessem perguntas aos personagens.Em seguida entregamos aos alunos uma folha de ofício para que escolhessem o seu personagem preferido, desenhassem e falassem um pouco sobre ele.

8° DIA:

Objetivo específico:

_ Confeccionar o Bumba - meu - boi com materiais reciclados.

DESENVOLVIMENTO:

Este foi o último dia do projeto do mês de agosto, foi o dia do ateliê. Neste dia confeccionamos com os alunos um Bumba-meu-boi feito com material reciclado.


9° DIA:

Objetico específico:

_ Familiarizar – se com a história contada.( A casa sonolenta, de Audrey Wood)

_ Escrever o nome de todos que moram em sua casa.

DESENVOLVIMENTO:

Contamos a história “ A casa sonolenta”, de Audrey Wood. Após a história distribuimos uma folha em branco, para que os alunos desenhassem suas casas, com todos os moradores que nela há. E deram um nome a sua casa.

10° DIA:

Objetivo específico:

_ Reconhecer as letras do seu nome e montá – lo.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos a aula mostrando jornais e revistas. Em seguida cada aluno recortou as letras do seu nome e montou. Após a atividade realizada todos os alunos leram os nomes dos coleguinhas.

11° DIA:

Objetivo específico:

_ Estabelecer conceitos de bom convívio com o próximo.

_ Aprimorar conhecimentos sobre a primavera.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos a aula contando a história “ A primavera da lagarta”, de Ruht Rocha. Em seguida discutimos a história apresentada. Depois os alunos desenharam a sua primavera.

12° DIA:

Objetivo específico:

_ Desenvolver habilidades de coordenação motora.

_ Conscientizar os alunos para a preservação da natureza.

DESENVOLVIMENTO:

ATELIÊ

Iniciamos a aula conversando com os alunos sobre as aulas que foram deesnvovidas ao longo do mês. Neste dia foi realizado o Ateliê. No ateliê, desenvolvemos a seguite atividade: plantamos pés de feijão em copinhos plásticos e ensinamos aos alunos uma dobradura de uma flor.


13° Dia:

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história contada.

_ Responder as perguntas da atividade.

DESENVOVIMENTO:

Iniciamos a aula contado a história “ Bililico” de Eva Furnari, Denize Carvalho e Sonia Dreyfuss. Logo após fizemos um breve comentário sobre a história. Demos uma atividade , com as seguintes perguntas: Onde podemos encontrar o livro Bililico?; Qual o nome das autoras?; Qual o nome da mamãe?; entre outras.


14° DIA:

Objetivo específico:

_ Reconhecer diversos tipos de cores.

_ Escrever sobre as cores.

DESENVOLVIMENTO:

Iniciamos a aula contando a história “ Os pingos e as cores” de Mary França e Eliardo França. Utilizamos o data show para contar a história. Logo após as crianças realizaram a atividade que teve o objetivo de dar o nome as cores.


15° DIA:

ATELIÊ

Objetivo específico:

_ Experimentar a mistura das cores.


DESENVOLVIMENTO:

Neste dia trabalhamos a mistura das cores. Ensinamos como se formam as cores secundárias, e após cada criança criou o seu próprio desenho com as misturas.


16° DIA:

Objetivo específico:

_ Ouvir atentamente a história e escrever o nome dos animais ditados.

_ Escrever sobre a importância do projeto na vida de cada aluno.

DESENVOLVIMENTO:

No dia 09 de novembro de 2010 realizamos a seguinte atividade: contamos a história "A lebre e a tartaruga" de Solange Valadares ( adaptada), logo após conversamos sobre a moral da história, sobre o que aconteceu, e onde se passou a história. Propusemos aos alunos que realizassem a seguinte atividade: ditado com nomes de animais.
Os alunos participaram ativamente da atividade e observamos algumas dificuldades que eles tiveram em escrever os nomes de alguns animais.


Neste dia realizamos a culminância do projeto na turma 201, sendo assim realizamos a seguinte atividade: os alunos escreveram qual a importância do projeto para eles, o que puderam aprender.
Falaram de como se divertiram e de como foi lúdico. Finalizamos com uma comemoração, considerando a culminância do projeto um sucesso.


Abordagem pedagógica:

Temas Transversais: Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Artes

Assuntos: Reciclagem, medo, superação e folclore.

Conteúdos: Escrita, Leitura, Interpretação, Produção Textual e Oral.

Clientela: Alunos do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí do Ensino Fundamental da turma de 1º ano.


Período de realização: De junho a novembro de 2010

Metas: Melhorar a leitura em 30%, assim como a participação dos alunos em sala de aula e na sala de leitura.


Recursos humanos
: Professora , alunos da turma e estagiárias da turma CN 4002.

Recursos materiais:

_ Livros da sala de leitura; _ Lápis de cor; _ Notebook; _ Data show; _ Folhas coloridas; _ Palitos de picolé; _ copinhos de café; _ Algodão; _ Jornais; _ Revistas; _ tintas guache; _ Pincéis.

Cronograma: Um encontro semanal que durará em média 1 hora e 30 minutos.

Culminância: I Mostra de trabalhos do projeto( de 08 a 22 de setembro), II Mostra de trabalhos do Projeto ( de 10 a 24 de novembro) no Corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho no colégio.


Avaliação: Através da observação, participação e intervenção direta e indireta das estagiárias, durante todo o desenvolvimento do projeto.

Conclusão:

Opinião de alguns alunos:

F., 8 anos. Gostei muito do projeto, foi muito legal. Aprendi muitas coisas. Vou sentir saudades das tias e quero que ano que vem tenha de novo.

M., 8 anos. Foi muito divertido, gostei das brincadeiras e das atividades.

M., 8 anos. As tias são muito legais e nos ensinaram muitas oisas boas.

Opinião das alunas da CN 4002:


Monique
Foi uma experiência muito boa e de grande valor participar do Projeto Aprender II. Aprendi muitas coisas. Percebi que o trabalho em equipe é muito importante para o desenvolvimento de qualquer atividade. O desenvolvimento deste projeto foi muito bom, pois ultrapassou o estágio de observação que víamos fazendo. Trabalhamos atividades de leitura e escrita com os alunos, onde tivemos a experiência viva do que é ser professora. A turma onde trabalhei ajudou muito, porque os alunos são uns amores e a professora da turma é muito empenhada e que nos recebeu muito bem.Este projeto enriqueceu ainda mas a minha formação como professora. E jamais me esquecerei da professora Joelma, que me ensinou muitas coisas, e que levarei por toda a vida. Obs: Joelma continue sempre essa ótima professora. E te agradeço por todo o conhecimento que adquiri.


Roberta Neste ano pude participar do Projeto Aprender; com a equipe Leituras que dão asas a imaginação! Foi muito bom participar, não me arrependo, pelo contrário consegui acumular muitas coisas boas para o meu aprendizado. Para mim ouve poucos pontos negativos, mas esses pontos vieram para fortalecer nossas idéias, espectativas e opiniões. Posso dizer que hoje sou mais madura para enfrentar uma sala de aula. Sentirei saudades dos meus queridos alunos. Recomendo para todos o projeto Aprender, por mais cansativo que seje as vezes, valerá em mil vezes ter participado. agradeço a os alunos e a professora da turma 201, que nos receberam de braços abertos para realizarmos o projeto.


Taiane O Projeto Aprender II foi muito importante na minha formação como professora, aprendi muitas coisas que eu ainda não sabia, foram experiencias inesquecíveis que guardarei para a minha vida como professora. Eu nunca imaginei que o 4º ano de FORMAÇÃO DE PROFESSORES seria tão proveitoso como foi!!!!! Ter ficado com a turma 201 foi um verdadeiro presente, a cada dia que eu permanecia com eles era um dia de aprendizagem, a nossa convivência era maravilhosa. Apesar dos alunos terem muita dificuldade na leitura e na escrita eles tentavam participar ao máximo das atividades realizadas, pois a vontade de aprender era muito grande. A sempre algumas dificuldades em sala de aula mas tentavamos resolver tudo de maneira mas rápida possivel, é lógico que contavamos com a colaboração da professora da turma que era uma ótima educadora, a presença dela nesta turma foi muito importante tanto para os alunos como para nós todas. Resumindo: Sem o PROJETO APRENDER II, a minha formação como professora não estaria completa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ps: Joelma obrigada por tudo!!! Bjos...


Ayra
Durante esse ano pude aprender muito com o Projeto de Leitura. Através dos planejamentos, das aulas e muitas situações que me deram experiência para a vida. A turma 201 me conquistou muito, mesmo que o comportamento não fosse exemplar, as crianças eram carinhosas e demonstravam interesse durante as atividades.
Através do projeto pude realmente ver como é dificíl o trabalho em grupo, porque todos tem ideias diferentes e muitas das vezes temos que abrir mão das nossas, porque temos que ser sábios para não desrespeitar o outro e também admitir que a ideia do outro pode servir melhor que a sua.
Portanto o projeto beneficiou minha vida profissional e pessoal, e agradeço a minha professora Joelma por ter me OPORTUNIZADO.


Alunos: Ayra Rosa, Monique Lacerda, Roberta de Oliveira e Taiane Rosa.










JORNAL MURAL

No dia 10 de novembro de 2010, no Corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho realizamos a atualização do nosso quadro informativo expondo notícias reais do nosso dia-a-dia. Deixando o Jornal Interessante e Atrativo. Abordando temas como: Esporte, Música, Cultura, Piadas, Reflexão, etc.
Com o objetivo de mantermos informados e incentivando a leitura aos transeuntes do Corredor Cultural.

Postado por: Cláudia, Debora, Tainá e Vanesca.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROJETO CULTURA E LEITURA




Justificativa:



Este projeto visa incentivar o aluno a prática de ler e, consequentemente desenvolver a sua escrita e expressão oral.


Diagnóstico:



A maioria dos alunos da turma 401 frequentam a sala de leitura, eles gostam muito de histórias em quadrinhos, alguns gostam de fábulas e lendas, mas a maioria gosta de gibis. Os alunos escrevem bem, mas a escrita ainda apresenta alguns pequenos erros.





Objetivo Geral:





Estimular o hábito de ler, na escola e em casa.



1º dia:





Objetivo: Ouvir a história. Discutir sobre o tema ouvido. Confeccionar objetos com material reciclado.




No dia 23/06, fizemos a leitura do livro "Reciclino Faminto Por Reciclagem" para os Alunos, e pedimos que alguns lessem alguns trechos do livro, e muitos alunos se ofereceram para ler, após o tÉrmino da leitura apresentamos alguns vídeos sobre Reciclagem e Meio Ambiente, fizemos perguntas relacionadas ao tema "Reciclagem":




Você sabe o que é reciclar?




Por que devemos reciclar?




Qual é a importância de reciclar?




Após discutirmos o assunto, pedimos que os alunos, que estavam reunidos em grupos de cinco, para que confeccionassem um objeto utilizando sucata (jornais, caixas de leite, garrafas PET, etc) que nós disponibilizamos. Todos participaram e interagiram, demonstraram bastante interesse, os alunos são muito criativos e inteligentes. Foi uma aula bastante produtiva. Melhor do que esperávamos.


2º dia:





Objetivo: Ouvir a lenda dicutindo a seguir.





No dia 28/06 começamos o aula lendo para os alunos o livro "A Lenda do Dia e da Noite", que fala sobre uma lenda indígena da tribo Karajá. Após a leitura do livro, perguntamos a turma se eles sabiam o que era lenda, se conheciam lendas, etc. Também apresentamos um vídeo contando a lenda do Guaraná e da Mandioca. A turma estava dividida em grupos de cinco, levamos um grupo por vez na sala de leitura, e lá eles teriam que escolher um livro que contasse alguma lenda, e ler entre eles, para que depois um representante fosse falar sobre a história para a turma. A atividade não obteve o resultado que esperávamos, a turma estava agitada neste dia, estavam fazendo muito barulho, apenas alguns alunos participaram, a maioria da turma não estava prestando atenção nas apresentações. Esta aula, não foi muito boa. Apesar de nosso empenho e planejamento. Nosso objetivo não foi totalmente alcançado.


3º dia:


Objetivo: Conhecer sobre a cultura indígena e sua importância, aperfeiçoar a escrita.





No dia 05/07 começamos a aula contando o conto "O Menino Que Não Sabia Sonhar", retirado do livro "Deixa Que Eu Conto". Este conto apresentava muitas palavras de origem indígena, então montamos um slidecontendo um glossário com as palavras desconhecidas, conforme íamos lendo as palavras, a turma fazia leitura coletiva dos significados. Após o término da leitura, apresentamos um vídeo do programa Mais Educação sobre palavras indígenas que utilizamos em nosso dia-a-dia. Após assistirem o vídeo, os alunos fizeram uma atividade escrita relacionada ao vídeo, contendo perguntas sobre a cultura e palavras indígenas. Todos os alunos participaram, esta aula foi produtiva.





4º dia:


Objetivo: Desenvolver a criatividade, interpretação e leitura dos alunos.


(18/08/2010): No 1º dia do Projeto, escrevemos no quadro alguns provérbios falados em nosso cotidiano. E pedimos para que os alunos fizessem leitura coletiva desses provérbios, e explicassem o significado de cada um. Logo após, divididos em grupos de 4 e 5 integrantes, emprestamos um livro (fábulas, contos de fadas, etc) para cada grupo, os alunos teriam que lê-lo e assimilar um provérbio à história lida. Todos fizeram a atividade corretamente, alguns mostraram pouco interesse, outros mais.








5º dia:


Objetivo: Aperfeiçoar a leitura, escrita e interpretação dos alunos.


(23/08/2010): No 2º dia do Projeto, falamos sobre Fábulas. Lemos a fábula "O Burro e a Pele de Leão" para a turma, explicamos o que é, como é, e os elementos que uma fábula apresenta. Logo após a leitura da fábula, pedimos para que os alunos, em dupla, criassem sua própria fábula, nem todos os alunos fizeram o que tinha sido solicitado, alguns desenharam, outros fizeram história em quadrinhos, outros desenharam algo que não tinha nada a ver com a aula, alguns escreveram uma história, o curioso é que os alunos escreveram sobre a mesma história "Os Três Porquinhos", alguns mudaram apenas os nomes dos personagens, mas todos se tratavam da mesma história.







6º dia:







Objetivo: Brincar aperfeiçoando, motricidade, agilidade e cooperação dos alunos.






(25/08/2010): No 3º dia do Projeto, trabalhamos com brincadeiras. Levamos os alunos para o pátio e iniciamos com "Pique Corrente", depois brincamos de " Chicotinho Queimado", e por último "Meus pintinhos venham cá". Os alunos gostaram tanto da aula, que não queriam que fôssemos embora, e queriam brincar mais, mas o tempo era curto. A aula foi muito divertida, os alunos adoraram.







7º dia:








Objetivo: Aperfeiçoar a interpretação, leitura e expressão oral.






(01/09/2010): No 4º dia do projeto, trabalhamos adivinhações, escrevemos adivinhações no quadro para que os alunos respondessem e lemos adivinhações cantadas para eles. Todos os alunos participaram e gostaram da atividade, foi uma aula muito animada.








8ºdia:


Objetivo: Identificar as causas e os sintomas do vírus da dengue, desenvolvendo a leitura através de uma atividade realizada no laboratório de informática.







Dia 15/09:Começamos a aula contando uma história dramatizada sobre o mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), a história fala sobre como ocorre a reprodução, a ploriferação do mosquito, etc. Logo após, levamos a turma para o laboratório de informática, onde eles jogaram o Quiz da Dengue, um jogo de perguntas e respostas sobre a doença. Todos os alunos participaram e demonstraram grande interesse pela a atividade, eles gostaram muito. Foi uma aula produtiva e bem divertida. Nosso objetivo foi alcançado com sucesso.







9º dia:


Objetivo: Conhecer medidas que devem ser tomadas contra a proliferação do mosquito da Dengue.


Dia (22/09/2010): Hoje os alunos assistiram a uma apresentação de slides sobre a Dengue; sintomas, medidas de prevenção, etc. Também fizemos uma revisão do que vimos na aula passada (proliferação do mosquito, reprodução, contágio do vírus, etc). Fizemos perguntas a turma: Se eles tomam medidas em casa para se evitar a Dengue,? Se alguém já teve a doença? Como podemos prevenir? Logo após, levamos os alunos para o pátio, onde nós espalhamos vários exemplos de focos do mosquito Aedes Aegypti. Pedimos aos alunos para que eles encontrassem esses focos e os eliminassem. A atividade contou com a participação de todos os alunos que com muito interesse aprenderam.





10º dia:


Objetivo: Discutir o tema "Economizar água". Conhecer medidas para se economizar água.

Aperfeiçoar a leitura e a escrita.




Dia 29/09/2010: Neste dia nós tratamos o tema: Água. Os alunos assistiram vídeos, alertando sobre a importância da água, como economizar, etc. Também, passamos duas músicas relacionadas ao assunto para a turma; Economizar Água e Planeta Água, os alunos gostaram muito. Discutimos o assunto com os alunos, pedimos suas opiniões, perguntamos como podemos economizar, qual a importância da água para a nossa vida. Em seguida, os alunos, divididos em duplas fizeram um pequeno texto, sobre o que foi falado na aula. Todos os alunos fizeram a atividade.





11º dia:


Objetivo: Discutir o tema Diversidade Cultural desenvolvendo a criatividade e interpretação.


Dia 20/10/2010: Neste dia trabalhamos com a turma o tema: "Diversidade Cultural", falamos sobre as diferentes culturas que existem no Brasil, e a influência que a nossa sociedade recebe dessas culturas em nosso cotidiano (informações retiradas do livro Ética e Sociedade), falamos como esta cultura está presente em nossas vidas, citamos exemplos, pedimos que os alunos também citassem exemplos. Em seguida, os alunos, divididos em grupos de 7 e 6 alunos, confeccionaram um cartaz ilustrando a diversidade cultural em nosso país. Os alunos se empenharam em fazer a atividade solicitada e trabalharam em espírito de equipe, a atividade foi um sucesso.






12º dia:


Objetivo: Desenvolver criatividade, leitura, coordenação motora e trabalho em equipe.


Dia 03/11/2010: Neste dia nós apresentamos a turma gibis, como os alunos da 401 gostam deste tipo de leitura, nós resolvemos fazer uma aula sobre este tema. Mostramos gibis, perguntamos quais os elementos um gibi apresenta (quadrinhos, balões, onomatopéias, etc), os alunos se mostraram interessados e por dentro do assunto. Logo em seguida, pedimos que os alunos, divididos em grupos, confeccionassem um pequeno gibi, utilizando outros gibis. Alguns alunos se empenharam em fazer a atividade outros nem tanto. Todos participaram, a turma gosta muito de fazer trabalhos manuais. Alguns trabalhos ficaram ótimos, os alunos são muito criativos.





Abordagens Pedagógicas:







Temas transversais: Pluralidade Cultural e Meio Ambiente.








Assuntos: Folclore, Reciclagem, Dengue, Diversidade Cultural.







Conteúdos: Produção Textual e Oral, Confecção de Materiais, vocabulário e conhecimentos gerais.








Clientela: Turma 401 (4º ano).








Período de realização: De julho à novembro de 2010.








Meta: Melhorar em 10% o nível de leitura e escrita observado no diagnóstico.








Recursos Humanos: Professora Adriana, Normalistas da CN 4002 e alunos da turma 401.








Recursos Materiais:
Livro, cola, tesoura e sucata (caixas de leite, garrafas, pet, etc), Livro" A Lenda do Dia e da Noite", notebook, papel, lápis e borracha, quadro e piloto, livros de fábulas, roupas e acessórios, computadores do laboratório de informática, sucata (garrafas pet, caixas de leite e etc), data show, rádio, CD, papel, Livro, folha ofício, livros didáticos revistas, cola e tesoura, gibis, cola e tesoura.





Culminância: I Mostra de trabalhos do projeto( de 08 a 22 de setembro), II Mostra de trabalhos do Projeto ( de 10 a 24 de novembro) no Corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho no colégio.




Avaliação: Será feita pela observação em cada encontro e na participação efetiva de cada aluno na realização das atividades propostas, assim como seu envolvimento com os livros e leitura.





Conclusão:





Opinião da professora Adriana:





O Projeto foi bom, acrescentou o conteúdo das crianças e teve atividades diversificadas. Poderia ter sido ao longo do ano, pois assim reforçaria os conteúdos dados.





Opinião de alguns alunos:





K, 9 anos: Foi muito legal e divertido, eu adorei.





M, 10 anos: Eu gostei do Projeto e também das tias.





G, 10 anos: Eu gostei do projeto por causa dos trabalhos em grupo.





A, 10 anos: O Projeto foi muito bom, pena que acabou.





Opinião das alunas da CN 4002:


Marina: Eu gostei de ter feito este Projeto, pois me ajudou em minha prática pedagógica, mesmo que eu não vá ser professora futuramente, este trabalho acrescentou algo para mim como pessoa e profissionalmente. Gostei de ter tido mais contato com os alunos, eles são muito amáveis e tinham grande carinho por nós, a professora Adriana também nos tratou muito bem. A 401 foi uma turma muito boa de se trabalhar, os alunos são ótimos, tanto em nível acadêmico, quanto como pessoas. O único ponto fraco em minha opinião, foi o horário do projeto. Poderiam ter sido todos de manhã, mas mesmo assim, o carinho dos alunos nos servia de recompensa, sentirei saudades deste turma.




Andressa: O Projeto Aprender foi muito importante para mim, tive muitas experiências boas e outras ruins.
O mais gratificante foi o carinho e afeto que as crianças tinham por nós.
Em alguns momentos o projeto nos atrapalhava muito, além de termos que ficar até mais tarde na escola com muito cansaço, mas foi uma experiência boa.


Luisa:
Apesar do projeto ser muito longo e me atrapalhar com meu trabalho, eu tive boas experiências e criei bons vínculos com os alunos da turma 401. A professora Adriana foi muito compreensiva conosco, e em todos os momentos ela nos ajudou quando foi preciso. Nosso grupo conseguiu ser dinâmico com a turma e desenvolver todas as atividades que queríamos.




Thaís: O Projeto Aprender foi uma boa experiência profissional, os alunos eram muito carinhosos e mostravam interesse pelas atividades propostas. Ás vezes me atrapalhava, pois eu trabalhava, mas aprendi a lidar mais com as crianças e me serviu como experiência para a minha vida. Nossa relação com a professora Adriana era muito amigável, ela tentava nos ajudar ao máximo e sempre queria manter a turma interessada na atividade, ela valorizou o nosso trabalho. A turma era muito agitada, porém os alunos participavam ativamente.







JORNAL MURAL

O JORNAL MURAL é um quadro onde nós alunos da 4002 fazíamos duas vezes por semana uma seleção de notícias de no minimo dois jornais distintos, nosso grupo ficou responsável em montá-lo no dia 20/10. As notícias eram separadas em tópicos: educação, fique ligado, piadas, música, esporte, lazer e notícias do dia. O quadro do Jornal Mural ficava no corredor literário do CEVI, Corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho, local onde há grande movimentação de alunos e professores. Ele foi criado no intuito de incentivar o hábito de leitura e informar a todos sobre a atualidade.

Postado por:Bethania, Carla Daniella, Jennifer e Rayanne.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

JORNAL MURAL

Nos dias 30/08 e 05/10 realizamos o jornal mural no corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho ,com o intuito de proporcionar uma leitura agradável para todos que fazem parte do CEVI e para nossos visitantes,selecionamos as melhores notícias ligadas ao esportes, cultura, lazer, novidades e cultura.

Postado por : Jéssica de Marins, Maísa, Thairys e Mônica.