Justificativa:
Este projeto visa incentivar o aluno a prática de ler e, consequentemente desenvolver a sua escrita e expressão oral.
Diagnóstico:
A maioria dos alunos da turma 401 frequentam a sala de leitura, eles gostam muito de histórias em quadrinhos, alguns gostam de fábulas e lendas, mas a maioria gosta de gibis. Os alunos escrevem bem, mas a escrita ainda apresenta alguns pequenos erros.
Objetivo Geral:
Estimular o hábito de ler, na escola e em casa.
1º dia:
Objetivo: Ouvir a história. Discutir sobre o tema ouvido. Confeccionar objetos com material reciclado.
No dia 23/06, fizemos a leitura do livro "Reciclino Faminto Por Reciclagem" para os Alunos, e pedimos que alguns lessem alguns trechos do livro, e muitos alunos se ofereceram para ler, após o tÉrmino da leitura apresentamos alguns vídeos sobre Reciclagem e Meio Ambiente, fizemos perguntas relacionadas ao tema "Reciclagem":
Você sabe o que é reciclar?
Por que devemos reciclar?
Qual é a importância de reciclar?
Após discutirmos o assunto, pedimos que os alunos, que estavam reunidos em grupos de cinco, para que confeccionassem um objeto utilizando sucata (jornais, caixas de leite, garrafas PET, etc) que nós disponibilizamos. Todos participaram e interagiram, demonstraram bastante interesse, os alunos são muito criativos e inteligentes. Foi uma aula bastante produtiva. Melhor do que esperávamos.
2º dia:
Objetivo: Ouvir a lenda dicutindo a seguir.
No dia 28/06 começamos o aula lendo para os alunos o livro "A Lenda do Dia e da Noite", que fala sobre uma lenda indígena da tribo Karajá. Após a leitura do livro, perguntamos a turma se eles sabiam o que era lenda, se conheciam lendas, etc. Também apresentamos um vídeo contando a lenda do Guaraná e da Mandioca. A turma estava dividida em grupos de cinco, levamos um grupo por vez na sala de leitura, e lá eles teriam que escolher um livro que contasse alguma lenda, e ler entre eles, para que depois um representante fosse falar sobre a história para a turma. A atividade não obteve o resultado que esperávamos, a turma estava agitada neste dia, estavam fazendo muito barulho, apenas alguns alunos participaram, a maioria da turma não estava prestando atenção nas apresentações. Esta aula, não foi muito boa. Apesar de nosso empenho e planejamento. Nosso objetivo não foi totalmente alcançado.
3º dia:
Objetivo: Conhecer sobre a cultura indígena e sua importância, aperfeiçoar a escrita.
No dia 05/07 começamos a aula contando o conto "O Menino Que Não Sabia Sonhar", retirado do livro "Deixa Que Eu Conto". Este conto apresentava muitas palavras de origem indígena, então montamos um slidecontendo um glossário com as palavras desconhecidas, conforme íamos lendo as palavras, a turma fazia leitura coletiva dos significados. Após o término da leitura, apresentamos um vídeo do programa Mais Educação sobre palavras indígenas que utilizamos em nosso dia-a-dia. Após assistirem o vídeo, os alunos fizeram uma atividade escrita relacionada ao vídeo, contendo perguntas sobre a cultura e palavras indígenas. Todos os alunos participaram, esta aula foi produtiva.
4º dia:
Objetivo: Desenvolver a criatividade, interpretação e leitura dos alunos.
(18/08/2010): No 1º dia do Projeto, escrevemos no quadro alguns provérbios falados em nosso cotidiano. E pedimos para que os alunos fizessem leitura coletiva desses provérbios, e explicassem o significado de cada um. Logo após, divididos em grupos de 4 e 5 integrantes, emprestamos um livro (fábulas, contos de fadas, etc) para cada grupo, os alunos teriam que lê-lo e assimilar um provérbio à história lida. Todos fizeram a atividade corretamente, alguns mostraram pouco interesse, outros mais.
5º dia:
Objetivo: Aperfeiçoar a leitura, escrita e interpretação dos alunos.
(23/08/2010): No 2º dia do Projeto, falamos sobre Fábulas. Lemos a fábula "O Burro e a Pele de Leão" para a turma, explicamos o que é, como é, e os elementos que uma fábula apresenta. Logo após a leitura da fábula, pedimos para que os alunos, em dupla, criassem sua própria fábula, nem todos os alunos fizeram o que tinha sido solicitado, alguns desenharam, outros fizeram história em quadrinhos, outros desenharam algo que não tinha nada a ver com a aula, alguns escreveram uma história, o curioso é que os alunos escreveram sobre a mesma história "Os Três Porquinhos", alguns mudaram apenas os nomes dos personagens, mas todos se tratavam da mesma história.
6º dia:
Objetivo: Brincar aperfeiçoando, motricidade, agilidade e cooperação dos alunos.
(25/08/2010): No 3º dia do Projeto, trabalhamos com brincadeiras. Levamos os alunos para o pátio e iniciamos com "Pique Corrente", depois brincamos de " Chicotinho Queimado", e por último "Meus pintinhos venham cá". Os alunos gostaram tanto da aula, que não queriam que fôssemos embora, e queriam brincar mais, mas o tempo era curto. A aula foi muito divertida, os alunos adoraram.
7º dia:
Objetivo: Aperfeiçoar a interpretação, leitura e expressão oral.
(01/09/2010): No 4º dia do projeto, trabalhamos adivinhações, escrevemos adivinhações no quadro para que os alunos respondessem e lemos adivinhações cantadas para eles. Todos os alunos participaram e gostaram da atividade, foi uma aula muito animada.
8ºdia:
Objetivo: Identificar as causas e os sintomas do vírus da dengue, desenvolvendo a leitura através de uma atividade realizada no laboratório de informática.
Dia 15/09:Começamos a aula contando uma história dramatizada sobre o mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), a história fala sobre como ocorre a reprodução, a ploriferação do mosquito, etc. Logo após, levamos a turma para o laboratório de informática, onde eles jogaram o Quiz da Dengue, um jogo de perguntas e respostas sobre a doença. Todos os alunos participaram e demonstraram grande interesse pela a atividade, eles gostaram muito. Foi uma aula produtiva e bem divertida. Nosso objetivo foi alcançado com sucesso.
9º dia:
Objetivo: Conhecer medidas que devem ser tomadas contra a proliferação do mosquito da Dengue.
Dia (22/09/2010): Hoje os alunos assistiram a uma apresentação de slides sobre a Dengue; sintomas, medidas de prevenção, etc. Também fizemos uma revisão do que vimos na aula passada (proliferação do mosquito, reprodução, contágio do vírus, etc). Fizemos perguntas a turma: Se eles tomam medidas em casa para se evitar a Dengue,? Se alguém já teve a doença? Como podemos prevenir? Logo após, levamos os alunos para o pátio, onde nós espalhamos vários exemplos de focos do mosquito Aedes Aegypti. Pedimos aos alunos para que eles encontrassem esses focos e os eliminassem. A atividade contou com a participação de todos os alunos que com muito interesse aprenderam.
10º dia:
Objetivo: Discutir o tema "Economizar água". Conhecer medidas para se economizar água.
Aperfeiçoar a leitura e a escrita.
Dia 29/09/2010: Neste dia nós tratamos o tema: Água. Os alunos assistiram vídeos, alertando sobre a importância da água, como economizar, etc. Também, passamos duas músicas relacionadas ao assunto para a turma; Economizar Água e Planeta Água, os alunos gostaram muito. Discutimos o assunto com os alunos, pedimos suas opiniões, perguntamos como podemos economizar, qual a importância da água para a nossa vida. Em seguida, os alunos, divididos em duplas fizeram um pequeno texto, sobre o que foi falado na aula. Todos os alunos fizeram a atividade.
11º dia:
Objetivo: Discutir o tema Diversidade Cultural desenvolvendo a criatividade e interpretação.
Dia 20/10/2010: Neste dia trabalhamos com a turma o tema: "Diversidade Cultural", falamos sobre as diferentes culturas que existem no Brasil, e a influência que a nossa sociedade recebe dessas culturas em nosso cotidiano (informações retiradas do livro Ética e Sociedade), falamos como esta cultura está presente em nossas vidas, citamos exemplos, pedimos que os alunos também citassem exemplos. Em seguida, os alunos, divididos em grupos de 7 e 6 alunos, confeccionaram um cartaz ilustrando a diversidade cultural em nosso país. Os alunos se empenharam em fazer a atividade solicitada e trabalharam em espírito de equipe, a atividade foi um sucesso.
12º dia:
Objetivo: Desenvolver criatividade, leitura, coordenação motora e trabalho em equipe.
Dia 03/11/2010: Neste dia nós apresentamos a turma gibis, como os alunos da 401 gostam deste tipo de leitura, nós resolvemos fazer uma aula sobre este tema. Mostramos gibis, perguntamos quais os elementos um gibi apresenta (quadrinhos, balões, onomatopéias, etc), os alunos se mostraram interessados e por dentro do assunto. Logo em seguida, pedimos que os alunos, divididos em grupos, confeccionassem um pequeno gibi, utilizando outros gibis. Alguns alunos se empenharam em fazer a atividade outros nem tanto. Todos participaram, a turma gosta muito de fazer trabalhos manuais. Alguns trabalhos ficaram ótimos, os alunos são muito criativos.
Abordagens Pedagógicas:
Temas transversais: Pluralidade Cultural e Meio Ambiente.
Assuntos: Folclore, Reciclagem, Dengue, Diversidade Cultural.
Conteúdos: Produção Textual e Oral, Confecção de Materiais, vocabulário e conhecimentos gerais.
Clientela: Turma 401 (4º ano).
Período de realização: De julho à novembro de 2010.
Meta: Melhorar em 10% o nível de leitura e escrita observado no diagnóstico.
Recursos Humanos: Professora Adriana, Normalistas da CN 4002 e alunos da turma 401.
Recursos Materiais:
Culminância: I Mostra de trabalhos do projeto( de 08 a 22 de setembro), II Mostra de trabalhos do Projeto ( de 10 a 24 de novembro) no Corredor Cultural Major Orcival Barbosa Velho no colégio.
Avaliação: Será feita pela observação em cada encontro e na participação efetiva de cada aluno na realização das atividades propostas, assim como seu envolvimento com os livros e leitura.
Conclusão:
Opinião da professora Adriana:
O Projeto foi bom, acrescentou o conteúdo das crianças e teve atividades diversificadas. Poderia ter sido ao longo do ano, pois assim reforçaria os conteúdos dados.
Opinião de alguns alunos:
K, 9 anos: Foi muito legal e divertido, eu adorei.
M, 10 anos: Eu gostei do Projeto e também das tias.
G, 10 anos: Eu gostei do projeto por causa dos trabalhos em grupo.
A, 10 anos: O Projeto foi muito bom, pena que acabou.
Opinião das alunas da CN 4002:
Marina: Eu gostei de ter feito este Projeto, pois me ajudou em minha prática pedagógica, mesmo que eu não vá ser professora futuramente, este trabalho acrescentou algo para mim como pessoa e profissionalmente. Gostei de ter tido mais contato com os alunos, eles são muito amáveis e tinham grande carinho por nós, a professora Adriana também nos tratou muito bem. A 401 foi uma turma muito boa de se trabalhar, os alunos são ótimos, tanto em nível acadêmico, quanto como pessoas. O único ponto fraco em minha opinião, foi o horário do projeto. Poderiam ter sido todos de manhã, mas mesmo assim, o carinho dos alunos nos servia de recompensa, sentirei saudades deste turma.
Andressa: O Projeto Aprender foi muito importante para mim, tive muitas experiências boas e outras ruins.
O mais gratificante foi o carinho e afeto que as crianças tinham por nós. Em alguns momentos o projeto nos atrapalhava muito, além de termos que ficar até mais tarde na escola com muito cansaço, mas foi uma experiência boa.
Luisa: Apesar do projeto ser muito longo e me atrapalhar com meu trabalho, eu tive boas experiências e criei bons vínculos com os alunos da turma 401. A professora Adriana foi muito compreensiva conosco, e em todos os momentos ela nos ajudou quando foi preciso. Nosso grupo conseguiu ser dinâmico com a turma e desenvolver todas as atividades que queríamos.
Thaís: O Projeto Aprender foi uma boa experiência profissional, os alunos eram muito carinhosos e mostravam interesse pelas atividades propostas. Ás vezes me atrapalhava, pois eu trabalhava, mas aprendi a lidar mais com as crianças e me serviu como experiência para a minha vida. Nossa relação com a professora Adriana era muito amigável, ela tentava nos ajudar ao máximo e sempre queria manter a turma interessada na atividade, ela valorizou o nosso trabalho. A turma era muito agitada, porém os alunos participavam ativamente.
0 comentários:
Postar um comentário