Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PROJETO VIAJANDO COM OS LIVROS

No mês de Agosto, o projeto foi relacionado ao foclore brasileiro. Onde trabalhamos com o fantoche de vara, brincadeiras folclóricas, a origem do boi bumbá e cantigas de roda.

18/08 (1°dia): Apresentamos aos alunos as lendas folclóricas,do Saci-Pererê e da Iara. Onde os alunos poderam conhecer um pouco melhor a origem de cada um.
Apresentamos as figuras dos personagens folclóricos. Em seguida,cada aluno pode confeccionar seu fantoche de vara de maneira que quisesse.
Enfim, cada aluno pode contar suas próprias histórias com seus fantoches.
Podemos observar, que com essa atividade, os alunos foram muitos criativos e tem a imaginação muito fértil. O que é muito bom para o dia-a-dia deles.

20/08 (2°dia): Colocamos os alunos em círculo para fazermos um debate sobre brincadeiras folclóricas. Em seguida perguntamos a turma se conheciam algum tipo de brincadeira foclórica.
Apresentamos a turma duas brincadeiras,a cabra-cega e chicotinho queimado, na qual eles brincaram e se divertiram muito. Além de trabalharmos com a cultura brasileira, trabalhamos também com a coordenação motora e noção de espaço.
Ao término da brincadeira, demos uma folha com a seguinte pergunta, qual é a brincadeira e o brinquedo preferido?
Podemos observar que com essa atividade, quebramos as famosas “panelinhas” que existem na sala, pois todos brincaram um com o outro trocando conhecimentos.

25/08 (3°dia): Iniciamos a aula com a contação da história “BUMBA MEU BOI BUMBÁ”. Ao término da leitura do livro, fizemos algumas perguntinhas para turma, de como eles imaginavam o boi bumbá e como eram os trajes do boi. Em seguida distribuimos a figura do boi bumbá para os alunos pintarem, e quando iam terminando,um de cada vez vinha até a mesa com a figura do bumbá para ele enfeitar com papel crepom.
Enfim, montamos um mural com todas as figuras dos alunos.
Com essa atividade podemos concluir que as crianças aprenderam um pouco mais sobre a cultura brasileira.

30/08 (4°dia): Iniciamos a aula com a explicação de cantigas de roda e como são importantes na nossa cultura. Em seguida apresentamos a 1°música do “ATIREI O PAU NO GATO” e cantamos juntos com a turma, logo após confeccionarmos a 1°dobradura do gato. Ao términos dessa 1° atividade, apresentamos a 2°música do “MARCHA SOLDADO” e confeccionamos a dobradura do chapéu do soldado. Ao apresentarmos as músicas novamente cada aluno colocará as suas dobraduras no mural das músicas referentes.
Com essa atividade podemos concluir que cada criança pode conhecer e expor o que sabe sobre as cantigas de roda.
Chegamos ao fim do mês de Agosto e concluimos as atividades do Projeto de leiutra sobre o folclore. Que foi um SUCESSO !!!

Postado por: Adiane July, Jéssica da Silva, Jéssyka e Natasha


1 comentários:

Joelma disse...

Clareza, objetividade e detalhes na postagem fazendo com que o leitor acompanhe o desenvolvimento do projeto bem de perto.

Informo que as postagens devem ser pontuais, ou seja logo após cada apresentação.

Postar um comentário