Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JUVENAL MARQUES PEREIRA

Juvenal Marques Pereira, amante da arte, da música e da escrita, nasceu em 1º de março de 1915, no município de Nova Iguaçu. Era o filho mais velho de Adriana Delfino de Siqueira e Manoel Marques Pereira. Aos 12 anos, veio morar em Sambaetiba por conta da doença de sua mãe. Com a separação dos pais, alguns meses depois, veio para Porto das Caixas morar com sua mãe e depois irmãos mais novos. Desde então começou a trabalhar para ajudar no sustento da família, trabalhou em padaria, na estrada de ferro e em 1945 ingressou na SUCAM como Guarda Sanitário até 1976, quando se aposentou como Agente de Saúde.

Em 1941, casou-se com Nair de Pinho Pereira e tiveram 11 filhos dos quais 7 deles são vivos.

Sempre preocupado com as atividades sociais do local, participou de vários blocos, festas padroeiras, quando nos anos 70 cedeu parte do terreno para a fundação da Capela de São José, hoje Igreja Apostólica Brasileira.

Era autodidata, nunca foi na escola. Apaixonado pela música, foi um dos sócios fundadores da Sociedade Musical Lira Portuense Santa Cecília em Porto das Caixas, fundada em 12 de janeiro de 1953.

Após aposentar-se, tomou gosto pela escrita, sempre com lápis, caderno e borracha nas mãos, expressou todos os seus sonhos, pensamentos e sentimentos. E em junho de 2003 lançou sua 1ª obra “Meus oitenta e oito anos, Porto das Caixas o lugar que acabei de me criar”.

Com seu livro, participou da Feira do Livro de Itaboraí, onde foram homenageados os artistas locais. Foi tema do Desfile Escolar da Escola Municipal Símaco Ramos de Almeida e no dia 05 de novembro de 2009, o Colégio Estadual Visconde de Itaboraí faz uma homenagem inaugurando com seu nome a Sala de Leitura no prédio antigo.

Resumo de sua vida , escrita Maria Amância Pereira

Novembro de 2009.

0 comentários:

Postar um comentário