Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PROJETO BRINCAR É APRENDER

Iniciamos esta etapa do Projeto Brincar é Aprender no dia 18 de agosto.

18-08
1º dia-> Começamos a aula cantando a música " O cravo brigou com a rosa", fazendo uma grande roda com todos os alunos dentro da sala. Em seguida iniciamos o tema folclore de um forma bem simples, em uma conversa informal, fazendo perguntas orais sobre o que eles já sabiam e sanando algumas dúvidas. Logo depois fizemos uma atividade com o objetivo de fatiar o texto, recortar e montar as frases e também uma parlenda contendo pseudo leitura. Avaliamos que neste dia apresentaram uma pequena rejeição ao tema, porém, após a conversa eles se mostraram mais dispostos a participarem.

23-08
2° dia-> Voltamos com mo tema folclore, mas dessa vez introduzindo novos fatos e personagens. A primeira atividade do dia foi uma adivinha, nela havia muitos desenhos em seqüência e cada primeira letra dos desenhos respondia a cada lacuna formando a resposta. A segunda atividade foi montada em um cartaz, dividido em pequenos espaços, nos quais os alunos preencheram com as palavras que iam formando a parlenda do “Touro”.

25-08
3° dia-> Dando continuidade ao tema folclore, foi trabalhado, sempre relembrando os fatos apresentados anteriormente e acrescentando outros. Em uma folha com o formato do rosto do saci haviam algumas atividades matemáticas envolvendo a música “Boi da cara preta” e no verso da mesma, uma cruzadinha com brincadeiras folclóricas. A última atividade foi distribuída em uma folha com uma peteca desenhada e dentro algumas linhas na qual os alunos produziram um pequeno texto contando sobre as brincadeiras e o que ele mais gostaram de aprender sobre o folclore.

30-08
4° dia-> Neste dia levamos as histórias do Saci-Pererê e da Iara, afim de que os alunos conhecessem os mais famosos personagens folclóricos, em seguida iniciamos o ateliê, com a confecção das máscaras do Saci e da Iara. Os materiais utilizados foram diversificados, papel crepom, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, barbante, entre outros. Os alunos gostaram e participaram ativamente da atividade.

Concluímos mais esta etapa do Projeto com os nossos objetivos alcançados, os alunos participaram ativamente, colaboraram com o que foi solicitado e a professora da turma ficou satisfeita com o trabalho.

Postado pro: Bethania, Carla, Jeniffer e Rayanne

0 comentários:

Postar um comentário