Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROJETO CULTURA E LEITURA

Temas transversais: Pluralidade Cultural.

Assunto: Folclore.
Conteúdos: Provérbios, adivinhações, brinquedos cantados, superstições e crendices.

Objetivo: Desenvolver a criatividade, interpretação e leitura dos alunos.

1º dia (18/08/2010): No 1º dia do Projeto, escrevemos no quadro alguns provérbios falados em nosso cotidiano. E pedimos para que os alunos fizessem leitura coletiva desses provérbios, e explicassem o significado de cada um. Logo após, divididos em grupos de 4 e 5 integrantes, emprestamos um livro (fábulas, contos de fadas, etc) para cada grupo, os alunos teriam que lê-lo e assimilar um provérbio à história lida. Todos fizeram a atividade corretamente, alguns mostraram pouco interesse, outros mais.



Objetivo: Aperfeiçoar a leitura, escrita e interpretação dos alunos.


2º dia (23/08/2010): No 2º dia do Projeto, falamos sobre Fábulas. Lemos a fábula "O Burro e a Pele de Leão" para a turma, explicamos o que é, como é, e os elementos que uma fábula apresenta. Logo após a leitura da fábula, pedimos para que os alunos, em dupla, criassem sua própria fábula, nem todos os alunos fizeram o que tinha sido solicitado, alguns desenharam, outros fizeram história em quadrinhos, outros desenharam algo que não tinha nada a ver com a aula, alguns escreveram uma história, o curioso é que os alunos escreveram sobre a mesma história "Os Três Porquinhos", alguns mudaram apenas os nomes dos personagens, mas todos se tratavam da mesma história.


Objetivo: Brincar aperfeiçoando, motricidade, agilidade e cooperação dos alunos.

3º dia (25/08/2010): No 3º dia do Projeto, trabalhamos com brincadeiras. Levamos os alunos para o pátio e iniciamos com "Pique Corrente", depois brincamos de "Chicotinho Queimado", e por último "Meus pintinhos venham cá". Os alunos gostaram tanto da aula, que não queriam que fôssemos embora, e queriam brincar mais, mas o tempo era curto. A aula foi muito divertida, os alunos adoraram.


Objetivo: Aperfeiçoar a interpretação, leitura e expressão oral.

4º dia (01/09/2010): No 4º dia do projeto, trabalhamos adivinhações, escrevemos adivinhações no quadro para que os alunos respondessem e lemos adivinhações cantadas para eles. Todos os alunos participaram e gostaram da atividade, foi uma aula muito animada.

Postado por: Marina, Thais, Andressa e Luisa


0 comentários:

Postar um comentário