Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROJETO ENTRANDO NO MUNDO DAS HISTÓRIAS

1° Dia: (23/06) Essa turma possui 31 alunos, sendo que 10 alunos ainda não sabem ler, por isso fizemos o varal alfabético. Reapresentamos todo o alfabeto pra eles, letra por letra, a cada letra reapresentada ia sendo colocada no varal. Após a confecção do varal alfabético, entregamos aos alunos palavras recortadas para que eles as colassem formando frases.
Os alunos nos recepcionaram muito bem, se mostram empolgados com o projeto, porém são muito agitados, será um grande desafio.

2° Dia: (30/06) No 2° dia apresentamos Tabuleiros Literários. São tabuleiros que contém figuras e legendas, mas as legendas não são na mesma ordem que as figuras, possibilitando que a cada vez que uma história for contada, ela será diferente. Dividimos a turma em 4 grupos, cada uma das alunas do 4° ano contou uma história para o seu grupo, depois desse momento foram os alunos que contaram a história dentro do próprio grupo e depois um representante do grupo contou para toda a turma.
Esse dia foi muito proveitoso, as crianças puderam soltar a imaginação e começar a entrar realmente no mundo das histórias.

3° Dia: (07/07) Neste dia foi o nosso ateliê. Cada aluno confeccionou seu próprio fantoche com materiais recicláveis. Usamos caixinha de gelatina, palitinho de churrasco, folha ofício, lã, hidrocor e lápis de cor. A criação ficou a critério dos alunos, eles fizeram de acordo com a história que produziriam. A produção da história do fantoche foi individual e alguns alunos leram a história para toda a turma depois.
Os alunos já se mostraram bem empolgados, e gostaram muito de poder confeccionar o seu próprio fantoches.

4° Dia: (08/08) Em função da comemoração do Dia do Folclore, que é no dia 22 de agosto, explicamos a eles o que é o folclore e sua importância. A aluna Tamires contou a história "A Lenda da Noite e do Dia" para os alunos, e falamos sobre algumas lendas. A proposta do dia foi que cada um escrevesse uma lenda, e então faremos um livro com as lendas criadas pelos alunos.
Percebemos que o comportamento dos alunos melhorou bastante, e eles gostaram de escrever a história sabendo que ela faria parte de um livro. Escreveram a história e a ilustraram com muita dedicação. Podemos dizer que o resultado de nosso trabalho começa a aparecer ao ver o brilho no olhar de nossas crianças ao entrarem no mundo das histórias.

5° Dia: (18/08) Entrar no mundo das histórias abrange muito mais que somente manusear livros. Uma das formas que encontramos de levar nossos alunos a lerem e escreverem de forma diferente de que estão acostumados foi levá-los ao laboratório de nossa escola, para que conhecessem um pouco do mundo da informática. Para alguns esse foi o primeiro contato com o computador. Em continuação ao trabalho sobre folclore, os alunos desenharam personagens do nosso folclore e também fizeram uma releitura desses personagens. Os alunos gostaram bastante. Para nós foi gratificante vê-los felizes e interessados a aprender manusear o computador, e poder dar continuidade ao tema folclore no mundo da informática.

Postado por Tamires Guimarães

1 comentários:

Joelma disse...

A forma de escrita esta clara e objetiva.

As postagens devem ser semanais para acompanhamento do projeto.

Postar um comentário