Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PROJETO LEITURAS QUE DÃO ASAS A IMAGINAÇÃO

1° dia: No dia 23 de junho iniciamos o Projeto Leituras Que Dão Asas a Imaginação.
Apresentamos-nos e levamos os alunos para o pátio para iniciar uma conversa informal onde eles se apresentaram e conversamos sobre a importância da leitura, perguntamos a eles quais livros já leram e quais gostaram mais e se os pais influenciavam na leitura em casa.
Em seguida levamos os alunos para visitar a sala de leitura onde apreciaram alguns livros.
De volta para a sala de aula antes de nos despedir, falamos sobre a importância da sala de leitura e também sobre as histórias que podem ficar mais interessantes através da ajuda da nossa imaginação.

2° dia: No segundo dia do projeto, dia 30 de Junho, levamos o livro “Fantasma existe?” de Ruth Rocha, onde foi lida a história e ao decorrer dela as luzes eram apagadas e dois dos personagens (o fantasma e a bruxa) entraram na sala e participaram da história, os personagens eram duas de nós que se fantasiaram para causar um efeito real na história. Após, distribuírmos uma folha de papel para cada aluno, onde pedimos a eles para escreverem os nomes das coisas que colocavam medo neles; quando terminaram pedimos para ir ao quadro e escrever lá também, percebemos que a escrita de muitos era feita com dificuldade. Pedimos para eles pegarem o papel, colocarem no chão e pisar muito para acabar com os medos ali contidos, (esclarecemos a eles que fantasma e bruxa só aparecem mesmo em histórias).Falamos sobre o poder que nossa imaginação tem quando lemos uma história, comentaram para nós que quando os personagens aparecem, a história fica mais interessante.

3°dia: no dia 07 de Julho, no terceiro dia do projeto aconteceu o ateliê, onde foi confeccionado com os alunos fantasminhas feitos com garrafas pet , relembrando a história da semana anterior e também abordando o tema reciclagem. Após dividirmos os alunos em dois grupos onde cada um ficou com duas estagiárias para orientar na confecção de um avental literário, onde os alunos usaram muita criatividade e imaginação. Os grupos deveriam se apresentar contando uma história inventada por eles a partir do avental literário, como não deu tempo, o avental será utilizado no retorno em agosto, mas a proposta de atividade será a mesma. O ateliê foi muito interessante, pois podemos observar a participação das crianças quando trabalham em grupo.

Postado por: Ayra Rosa, Monique , Roberta e Taian

0 comentários:

Postar um comentário