Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PROJETO VIAJANDO COM OS LIVROS

No dia 22 de setembro,a 1ª aula abordou o tema “DENGUE”.
Iniciamos a aula contando a história do gibi SESINHO que relata a história sobre o mosquito transmissor da dengue o “AEDES AEGYPTI”, com o término da leitura fizemos um debate onde os alunos participaram bastante e citaram casos de dengue que aconteceram em suas famílias, um dos casos que mas nos chamou a atenção foi de um aluno que relatou que seu avô faleceu por motivo de dengue hemorrágica. Em seguida demos uma atividade onde os alunos identificaram os lugares onde o mosquito da dengue depositam seus ovos em forma de cruzadinha e a segunda atividade era ajudar a mamãe a levar seu filhinho ao posto de saúde.

Com essas atividades que passamos para a turma podemos observar que os alunos são bastante interessados nesse assunto. Concluímos que o tema “Dengue” chamou bastante a atenção dos alunos de forma que despertassem o interesse pelas atividades que nós propomos para eles, e para ficçar melhor o entendimento deles mandamos um recadinho para os seus pais estarem se prevenindo também.


No dia 23 de setembro,na 2º aula retomamos a confecção do livro sobre as diferenças, dando continuidade ao trabalho iniciado em agosto, só que dessa vez abordamos o tema: SOBRENOME e COR. Demos uma folha para cada aluno escreverem seus sobrenomes e confeccionarem da maneira que quiserem. A cor já foi trabalhada da seguinte forma: Pintamos a mão de cada aluno com a cor preferida onde eles colocaram sua mão já pintada com a cor preferida sobre a folha do seu livro.

Com essa atividade podemos observar que cada aluno pode expressar seu prazer pela cor que mais gosta, não se esquecendo que gosto não são iguais e que cada um tem o seu.


No dia 27 de setembro,iniciamos nossa aula dando continuidade ao livro sobre as diferenças,abordando o temas altura e peso. Um aluno de cada vez vinha até a nossa mesa,para subir na balança,depois de se pesar,iam medir a sua altura,e logo escreviam em uma folha que demos para eles escreverem,o seu peso e sua altura,onde será colocado com os outros temas apresentados no livro sobre as diferenças.

Com essa atividade,tivemos a chance de conhecer um pouco mais nossos alunos,e até eles mesmos conhecerem melhor uns aos outros.


No dia 28 de setembro,iniciamos a aula,com o ateliê abordando o tema "Primavera". Dividimos a turma em dois grupos. Uns iam confeccionando a flor de garrafa pet,com tinta guache,enquanto os outros iam pintanado a atividade da primavera,E assim vice e versa.

O objetivo dessa atividade,foi trabalhar com a reciclagem,que é muito importante para o nosso planeta,integrar um pouco mais os alunos e ensinar à eles como trabalhar em grupo.


Postado por:Adiane July,Jéssica Mota e Natasha Fernandes, CN 4002.

0 comentários:

Postar um comentário