Bem-vindos ao NAVEGANDO NAS LETRAS, um blog feito pela CN 4002 do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí, que visa unir educação e tecnologia! .
RSS

quarta-feira, 7 de julho de 2010

LEITURA E LITERATURA NO ENSINO BÁSICO

Que espaço é esse?
Uma conversa com educadores

Ao lermos este livro, podemos perceber a grande importância de um ambiente de leitura em uma escola, pois a leitura ajuda na construção do conhecimento do aluno.

Neste livro os autores trazem leituras simples, mas que levam os professores as bases de uma leitura criativa, porém não saindo dos famosos padrões de ensino.

Traz também a proposta de deixar a criança expor suas ideias, sendo respeitado no seu modo de pensar, trazendo a criança a um processo gradativo de aprendizagem, saindo um pouco do método rápido que a tecnologia proporciona.

O livro mostra o interesse de uma professora em reorganizar um ambiente “abandonado“, transformando – o em um ambiente de leitura acolhedor para as visitas dos alunos. O professor deve desenvolver nos alunos o gosto e o hábito pela leitura.

Concluímos que uma sala de leitura é essencial para os alunos, pois os levarão à conhecerem coisas novas, a ampliarem e a enriquecerem seus conhecimentos e experiências. Sem contar que o professor irá conhecer melhor seus alunos e estabelecerem com eles laços de melhor compreensão, simpatia e respeito.

Fonte de pesquisa:

Leitura – Que espaço é esse? - Uma conversa com educadores. Editora Paulus.

Mattos, Luiz Alves; Sumário de Didática Geral – 16° Edição. editora Aurora.


Postado por: Carla Daniella Cabral, Monique Lacerda e Taiane Rosa.



0 comentários:

Postar um comentário