PROJETO APRENDER
Justificativa: Este projeto visa incentivar o aluno a prática de ler e, consequentemente desenvolver a sua escrita e expressão oral.
Abordagens Pedagógicas:
Temas Transversais: Meio Ambiente e Pluralidade Cultural
Assuntos: Cultura indígena, Lendas.
Conteúdos: Reciclagem, Interpretação Textual, produção Textual.
Clientela: Alunos da turma 401 (4º ano) da professora Adriana do Colégio Estadual Visconde de Itaboraí.
Objetivo: Ouvir a história. Discutir sobre o tema ouvido. Confeccionar objetos com material reciclado.
1º dia: No dia 23/06, fizemos a leitura do livro "Reciclino Faminto Por Reciclagem" para os Alunos, e pedimos que alguns lessem alguns trechos do livro, e muitos alunos se ofereceram para ler, após o tÉrmino da leitura apresentamos alguns vídeos sobre Reciclagem e Meio Ambiente, fizemos perguntas relacionadas ao tema "Reciclagem":
Você sabe o que é reciclar?
Por que devemos reciclar?
Qual é a importância de reciclar?
Após discutirmos o assunto, pedimos que os alunos, que estavam reunidos em grupos de cinco, para que confeccionassem um objeto utilizando sucata (jornais, caixas de leite, garrafas PET, etc) que nós disponibilizamos. Todos participaram e interagiram, demonstraram bastante interesse, os alunos são muito criativos e inteligentes. Foi uma aula bastante produtiva. Melhor do que esperávamos.
Você sabe o que é reciclar?
Por que devemos reciclar?
Qual é a importância de reciclar?
Após discutirmos o assunto, pedimos que os alunos, que estavam reunidos em grupos de cinco, para que confeccionassem um objeto utilizando sucata (jornais, caixas de leite, garrafas PET, etc) que nós disponibilizamos. Todos participaram e interagiram, demonstraram bastante interesse, os alunos são muito criativos e inteligentes. Foi uma aula bastante produtiva. Melhor do que esperávamos.
Objetivo: Ouvir a lenda, Discutir a lenda ouvida.
2º dia: No dia 28/06 começamos o aula lendo para os alunos o livro "A Lenda do Dia e da Noite", que fala sobre uma lenda indígena da tribo Karajá. Após a leitura do livro, perguntamos a turma se eles sabiam o que era lenda, se conheciam lendas, etc. Também apresentamos um vídeo contando a lenda do Guaraná e da Mandioca. A turma estava dividida em grupos de cinco, levamos um grupo por vez na sala de leitura, e lá eles teriam que escolher um livro que contasse alguma lenda, e ler entre eles, para que depois um representante fosse falar sobre a história para a turma. A atividade não obteve o resultado que esperávamos, a turma estava agitada neste dia, estavam fazendo muito barulho, apenas alguns alunos participaram, a maioria da turma não estava prestando atenção nas apresentações. Esta aula, não foi muito boa. Apesar de nosso empenho e planejamento. Nosso objetivo não foi totalmente alcançado.
Objetivo: Conhecer sobre a cultura indígena e sua importância, aperfeiçoar a escrita.
3º dia: No dia 05/07 começamos a aula contando o conto "O Menino Que Não Sabia Sonhar", retirado do livro "Deixa Que Eu Conto". Este conto apresentava muitas palavras de origem indígena, então montamos um slide contendo um glossário com as palavras desconhecidas, conforme íamos lendo as palavras, a turma fazia leitura coletiva dos significados. Após o término da leitura, apresentamos um vídeo do programa Mais Educação sobre palavras indígenas que utilizamos em nosso dia-a-dia. Após assistirem o vídeo, os alunos fizeram uma atividade escrita relacionada ao vídeo, contendo perguntas sobre a cultura e palavras indígenas. Todos os alunos participaram, esta aula foi produtiva.
Postado por: Andressa, Luísa, Marina e Thais
0 comentários:
Postar um comentário